O Clube de Cinema de Marília – CCM, em parceria com a produtora Alumiar Filmes, exibe neste fim de semana duas produções marcantes que integram as Sessões da Diversidade, iniciativa especial realizada durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Gratuitas, as sessões acontecem às 20h, na sede do CCM, localizada na Avenida Sampaio Vidal, 245, com entrada pelo Museu de Paleontologia.

Com a proposta de valorizar narrativas plurais no audiovisual e dar visibilidade a histórias que colocam em evidência os afetos, as lutas e os corpos dissidentes, o CCM reafirma com essa programação seu compromisso com a promoção da diversidade, do respeito e da inclusão e se consolida como um espaço de reflexão e celebração.

No sábado (28), será exibido o longa “Paloma”, longa de ficção dirigido por Marcelo Gomes. A produção, uma coprodução Brasil/Portugal, é inspirada em uma história real e acompanha a trajetória de uma mulher trans nordestina que sonha com um casamento tradicional na igreja. Paloma trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco e enfrenta a intolerância da comunidade ao tentar oficializar sua união. O filme foi exibido no Festival de Cannes (Marché du Film) e no Festival de Locarno, onde recebeu elogios da crítica internacional por sua abordagem sensível e política sobre o direito ao amor e à dignidade. Com uma atuação potente de Kika Sena, “Paloma” é um retrato afetuoso e resistente da busca por reconhecimento em uma sociedade marcada pelo preconceito.

No domingo (29), é a vez de “Corpolítica”, documentário dirigido por Pedro Henrique França. O filme aborda o crescimento da representatividade LGBTQIA+ na política brasileira, acompanhando candidaturas de pessoas LGBTQIA+ nas eleições municipais de 2020 em diferentes partes do país. Com um olhar atento às conquistas e aos desafios enfrentados por esses corpos políticos, o documentário discute a urgência da representatividade real, do enfrentamento à violência política e do fortalecimento da democracia. “Corpolítica” foi exibido em importantes mostras e festivais, como o Festival MixBrasil, e conquistou o prêmio de Melhor Documentário na Mostra de Cinema de Gostoso (RN), tornando-se referência na abordagem contemporânea das pautas LGBTQIA+ no campo político.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas nos endereços: www.clubedecinemademarilia.com.br  e www.instagram.com/clubedecinemademarilia/

Fim de Semana CCM
Local: Clube de Cinema de Marília – Avenida Sampaio Vidal, 245 (entrada pelo Museu de Paleontologia)
Horário: 20h
Participação: Gratuita

28 de junho (sábado)
Filme: Paloma
Direção: Marcelo Gomes

29 de junho (domingo)
Filme: Corpolítica
Direção: Pedro Henrique França

Compartilhar matéria no
Clube de Cinema de Marília encerra o mês do Orgulho LGBTQIA+ com sessões que unem afeto, política e resistência hoje e amanhã