Divulgação/Aena Brasil

Azul, Gol e Latam já estão preocupadas com o recente aumento das alíquotas do IOF. Com a nova regra, o imposto chega a 3,5% para uma série de transações, o que pode, segundo as companhias, aumentar ainda mais o preço das passagens aéreas. Isto porque, boa parte do custo das companhias aéreas é dolarizado.

As três, inclusive, já enviaram um ofício ao governo federal através da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) justamente para alertar sobre o impacto direto da alíquota em transações como o leasing de aeronaves e a compra de peças no exterior, além do financiamento bancário, como informou a CNN.

Além do próprio custo operacional, o recente reajuste passa a impactar diretamente o custo final das viagens para o consumidor brasileiro, de acordo com Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa. A decisão pode frear também o volume de assentos internacionais vendidos ou encurtar as viagens em geral.

Em outras palavras, o governo federal aumentou em 218% o imposto cobrado para compra de moeda estrangeira e em 3,55% o IOF cobrado no cartão de crédito. “O custo da viagem será diretamente impactado, com aumento médio estimado entre 2% e 3%”, revelou Fabiano Camargo ao Portal PANROTAS.

A Abear já foi procurada pelo Portal PANROTAS, que ainda aguarda um retorno.

Fonte: panrotas.com

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Azul, Gol e Latam podem ter impacto de R$ 600 milhões com reajuste do IOF