Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) cobrou o Senado Federal a pautar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federa (STF), após o magistrado se tornar alvo de sanção dos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky nesta quarta-feira, 30.

“Se o Senado Federal não submeter o Alexandre de Moraes ao processo de impeachment, o povo vai submeter os Senadores ao processo de reprovação eleitoral nas urnas“, escreveu no X.

Em 2019, o Senado chegou a coletar assinaturas suficientes para a criação da CPI da Lava Toga, que investigaria o ministro Dias Toffoli pela abertura do primeiro inquérito irrestrito relatado por Moraes, o das fake news; mas o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), enquanto Toffoli paralisava investigações de peculato que o atingiam, pressionou senadores a retirarem assinaturas do requerimento.

“A quem interessa uma instabilidade política nesse momento? Não é possível que as pessoas não enxerguem. A gente tem que ter equilíbrio. Agora seria muito ruim uma CPI como essa. É só por isso que eu não assinei”, declarou Flávio na ocasião.

“Eu fui contra, sim – é importante trazer isso a público também – a CPI da Lava Toga”, confessou, anos depois.

PL celebra Magnitsky
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, comemorou a aplicação da Lei Magnitsky em retaliação a decisões de Moraes.

“Ele rasgou a Constituição. Pisou no devido processo legal. Calou brasileiros, censurou jornalistas, prendeu sem crime. O Senado foi omisso. Fingiu que não viu. Mas ele não parou. Atacou também direitos humanos de cidadãos americanos, feriu a liberdade de expressão além das nossas fronteiras”, disse Cavalcante nas redes sociais, complementando.

“E o que o Senado brasileiro não teve coragem de fazer… os EUA fizeram com força. Quando o mundo reage ao que o Brasil tolerou, é porque a democracia aqui já foi longe demais na direção errada”.

Fonte: O Antagonista

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Nikolas cobra ação de senadores por impeachment de Moraes