
Foto: Divulgação
Aconteceu no último domingo (17), a edição de 2025 do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que percorreu as 27 unidades federativas entre abril e agosto. O evento bateu recorde histórico, com 7.478 inscrições, representando um crescimento de 16% em relação a 2024.
Voltado tanto para atletas de alto rendimento quanto para esportistas em desenvolvimento, o Meeting deste ano contabilizou 2.028 classificações esportivas paralímpicas – sendo 1.685 de novos atletas e 343 revisões.
A última etapa aconteceu em São Paulo, de 15 a 17 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico, com provas em seis modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tiro com arco e ténis de mesa.
Brilho mariliense: 62 medalhas para a AMEI Marília
A Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI) foi um dos grandes destaques do evento. Com alguns atletas representando também a UNIMAR, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias, a delegação voltou para Marília com um saldo impressionante: 62 medalhas, sendo 46 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze.
A AMEI Marília conta com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), tendo também em seu quadro de atletas bolsistas do ensino superior e atletas contemplados com auxílio atleta através da Prefeitura de Marília.
A equipe contou com 25 atletas do atletismo, 3 da natação e uma comissão técnica de 7 integrantes: Celso Parolisi Filho, Cleuza Garutti, João Pedro de Azevedo, Leonardo Lotério, Lucas Henrique Parolisi, Oscar Barboza e Walmir Queiroz.
O chefe da delegação, Celso Parolisi Filho, celebrou os resultados. “Estamos extremamente felizes com o desempenho dos nossos atletas. Esses resultados são fruto de muito trabalho, dedicação e da união entre atletas, comissão técnica e instituições parceiras como a UNIMAR e a Prefeitura, por meio da SELJ. Mais do que as medalhas, o que fica é a certeza de que estamos no caminho certo para formar grandes atletas e, acima de tudo, cidadãos inspiradores”.
Confira os resultados do atletismo:
-Amarildo dos Santos, classe F56, duas medalhas, prata no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso.
– Beatriz Barbosa, classe F43, ouro no lançamento de disco e arremesso de peso.
– Bryan Nunes, classe T46, prata nos 200 metros rasos e bronze dos 1.500 metros rasos, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Cleber Ricardo Camargo, classe F57, bronze no arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Cícero Pereira Junior, classe F54, prata no lançamento de disco e arremesso de peso.
– Cristiane Figueiredo, classe F12, duas medalhas de ouro lançamento de dardo e lançamento de disco.
– Gustavo Dias, classe T20, duas medalhas de ouro, salto em distância e 400 metros rasos, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Helen Alves, classe F20, ouro no lançamento de ouro, lançamento de disco e arremesso de peso, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Jair Porfirio, classe F40, medalha de ouro no lançamento de dardo e arremesso de peso.
– Jenifer Azevedo, classe F13, três medalhas de ouro, lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesse de peso.
– Jessica Stefani, classe F35, duas medalhas de ouro lançamento de dardo e lançamento de disco.
– Jhonatan Parola, classe F42, ouro no lançamento de dardo e lançamento de disco.
– Juliano Alves Pinto, classe T53, ouro nos 100 e 400 metros rasos.
– Kellen de Oliveira, classe F57, ouro no lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Kevin Calogero, classe T43, três medalhas de ouro, 100 e 200 metros rasos e salto em distância, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Marcos Antônio Maia, classe F57, uma medalha, prata no lançamento de dardo e 5° no arremesso de peso.
– Miguel Adriano Alves, classe F32, duas medalhas, ouro no lançamento de club e prata no lançamento de disco.
– Miguel Muniz, classe T20, ouro nos 400 metros rasos e ouro nos 1.500 metros rasos.
– Paulo Sérgio dos Santos, classe F54, duas medalhas de ouro, lançamento de dardo e arremesso de peso.
– Ramon Dantas, classe F33, ouro no lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Renato Quijada, classe F20, medalha de ouro no arremesso de peso.
– Sabrina Linares, classe F13, três medalhas de prata, lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesse de peso. (uni)
– Valquíria Guelfi, classe F44, ouro no lançamento de disco e prata no lançamento de dardo.
– Victor Hugo Nunes, classe T54, ouro nos 100, 200 e 400 metros rasos, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.
– Wallace Gimenes, classe F20, prata no arremesso de peso.
Resultados da natação
– Anderson Ricardo da Silva, classe S14, ouro nos 100 metros borboleta e 4º lugar nos 100 metros livre.
– Maria Victoria Brandt, classe S14, ouro nos 100 metros borboleta e nos 100 e 200 metros livre.
– Nathaly Santos, classe S9, ouro nos 50, 100 e 400 metros livre, na seletiva das Paralimpíadas Universitárias.