
Três acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) foram selecionados para participar do HackLab, hackathon promovido pelo Semesp, durante o maior fórum de ensino superior da América Latina.
O evento reunirá estudantes de diversas áreas do conhecimento de todo o país para desenvolver soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade no ambiente universitário.
A Pró-reitora de Graduação da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destacou a conquista dos acadêmicos da Instituição e a importância da participação no evento.
“É uma grande satisfação ver nossos alunos selecionados para participar desse evento nacional. Eles, que também integram projetos de iniciação científica na Unimar, comprovam a importância da preocupação que a instituição possui em proporcionar aos acadêmicos o contato com a pesquisa desde os primeiros anos do curso. Nossos três representantes nesse grupo tão seleto demonstra a qualidade da nossa formação e o protagonismo dos nossos estudantes em ambientes de inovação e sustentabilidade. Isso porque, a Universidade de Marília tem como missão, estimular experiências transformadoras, que ampliam a visão acadêmica e os preparam para atuar com excelência, criatividade e responsabilidade diante dos desafios da sociedade”, conta.
O HackLab é um hackathon acadêmico promovido pelo Semesp, realizado durante o Fórum Nacional de Ensino Superior Particular, o maior da América Latina. A iniciativa reúne estudantes de diversas áreas do conhecimento, selecionados em nível nacional, para três dias de imersão em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O desafio central é desenvolver soluções criativas e viáveis para a sustentabilidade dentro do ambiente universitário, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com pautas globais que serão discutidas na COP 30, a ser realizada no Brasil.
A acadêmica Ellen Fernanda Nunes, do 4º termo, destacou a relevância da experiência para sua formação. “Participar do HackLab certamente será uma experiência única e transformadora. Espero ter a oportunidade de conhecer novas pessoas, trocar ideias, vivenciar diferentes culturas e, acima de tudo, adquirir conhecimento, crescer profissionalmente e agregar valor ao meu time. Como aluna de Direito, acredito que o HackLab contribuirá de forma significativa para minha formação, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades essenciais para a área jurídica, como análise crítica, trabalho em equipe e comunicação eficaz”, afirmou.
A estudante Jaqueline Catarina Martins, do 2º termo, ressaltou o caráter interdisciplinar do evento. “O HackLab é um evento importantíssimo aos estudantes de toda e qualquer área acadêmica e, no meu caso, na área do Direito, é também de suma importância. Esse evento nos proporcionará conexões interdisciplinares, networking e o desenvolvimento de ideias inovadoras que solucionem problemas dentro e fora das universidades. Serão três dias de imersão completa, nos quais desenvolveremos ideias práticas e viáveis relacionadas à sustentabilidade no campus, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estou muito animada e espero contribuir especialmente com meu conhecimento em empreendedorismo e oratória, conduzindo a apresentação final em formato pitch”, destacou.
O acadêmico Vinícius da Silva Santos, do 1º ano do curso, também enalteceu a oportunidade de representar a Unimar. “O HackLab é um ambiente que estimula e coloca em prática nossa criatividade, comunicação, trabalho em equipe e capacidade de gestão. Ele nos conecta a outros jovens comprometidos com a educação e com a busca de soluções para os desafios da sociedade, ampliando nossa visão além do Direito. Estamos nos dedicando muito para representar a Unimar com excelência e trazer, mais uma vez, uma premiação para a universidade, levando o nome da Unimar com orgulho e força a esse projeto”, reforçou.
A conquista dos acadêmicos é resultado do compromisso que a Unimar possui em incentivar experiências inovadoras e multidisciplinares que ampliem a formação acadêmica, preparando seus alunos para os desafios profissionais e sociais do futuro.
O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, destacou a relevância da participação dos acadêmicos no HackLab e ressaltou o orgulho institucional pela conquista dos estudantes.
“A presença de três alunos da Unimar entre os 28 selecionados de todo o Brasil para o HackLab é motivo de muito orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica. Esse resultado comprova a excelência do ensino oferecido pela universidade e o comprometimento dos nossos estudantes em buscar inovação e soluções criativas para desafios reais. Acreditamos que iniciativas como essa ampliam horizontes, fortalecem a formação cidadã e reforçam a missão da Unimar de preparar profissionais capazes de transformar a sociedade”, finaliza.