A Universidade de Marília (Unimar) foi reconhecida como uma das seis instituições mais inovadoras do Brasil durante o Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), considerado o maior e mais importante evento do setor educacional privado no país, que é realizado anualmente em São Paulo, reunindo reitores, gestores acadêmicos, pesquisadores e líderes do mercado de educação para discutir tendências, desafios e caminhos para o futuro do ensino superior. 

Durante o encontro, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, foi uma das palestrantes convidadas para compartilhar experiências de inovação acadêmica. Em sua apresentação, destacou quatro pilares estratégicos do processo de inovação da Instituição, sendo o Parque Tecnológico da Unimar, o Modelo Unimar de Aprendizagem, o FarmLab em parceria com empresas de referência e o pioneirismo da Universidade ao lançar o primeiro curso de Bacharelado em Inteligência Artificial do Estado de São Paulo.

Segundo a Pró-reitora Fernanda, essas práticas impactam a sala de aula e transformam a relação entre Universidade, sociedade e mercado de trabalho. “O convite para participar do FNESP reforça a consolidação da Unimar como uma das protagonistas da transformação educacional no Brasil. Estar entre as seis instituições mais inovadoras do país é um reconhecimento ao trabalho que temos desenvolvido com seriedade e visão de futuro. Nosso compromisso é oferecer uma formação acadêmica de excelência, integrando inovação, tecnologia e impacto social. Esse é o DNA da Unimar”, afirmou.

O FNESP é o maior e mais importante evento do setor educacional privado no país, conhecido por antecipar tendências e reunir cases que servem de inspiração para as instituições. Em 2025, a edição teve como tema a relação entre educação, tecnologia e novos modelos de aprendizagem.

Ainda segundo a pró-reitora, participar dessa edição foi mais uma oportunidade de apresentar práticas já consolidadas, aprender com especialistas e trocar conhecimento com gestores sobre o futuro da educação. “A presença da Unimar no FNESP reafirma que estamos alinhados com o que há de mais moderno no ensino superior. Isso fortalece a nossa missão de entregar qualidade, inovação e impacto positivo para a sociedade”, destacou.

Aproveitando o protagonismo no evento, a Unimar apresentou oficialmente o seu novo Modelo de Aprendizagem, que passa a orientar todos os cursos da instituição. A proposta vai além da atualização pedagógica, é um projeto de futuro que combina excelência acadêmica, metodologias inovadoras e integração tecnológica.

Entre os diferenciais, está a inclusão transversal da Inteligência Artificial em todas as graduações, preparando profissionais para lidar com as transformações digitais que já impactam todas as áreas de atuação.

“O Modelo Unimar de Aprendizagem tem como foco o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e o incentivo à pesquisa aplicada. Queremos que nossos alunos sejam protagonistas do processo de ensino, aprendendo de forma prática, colaborativa e conectada às demandas do mercado”, explicou Dra. Fernanda Mesquita Serva.

O Modelo Unimar de Aprendizagem é a proposta pedagógica que orienta todos os cursos da Universidade de Marília para formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos, integrando a excelência acadêmica, inovação e tecnologia, com destaque para a Inteligência Artificial, em experiências de aprendizado práticas, colaborativas e alinhadas ao mercado. O foco desse novo modelo é desenvolver a autonomia do acadêmico, promover a pesquisa aplicada e a interação com empresas e o ecossistema de inovação, conectando ensino, tecnologia e impacto social para transformar conhecimento em soluções reais.

Semana será marcada por grandes lançamentos

O protagonismo da Unimar irá além do FNESP. A Universidade de Marília aproveitou a participação para anunciar que uma série de lançamentos que serão realizados na semana, todos alinhados ao novo Modelo Unimar de Aprendizagem.

O primeiro aconteceu na segunda-feira, às 18h, com a inauguração do escritório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no Tec Unimar. O Parque Tecnológico já conta com empresas instaladas em sua primeira fase e funciona como um espaço de integração entre academia e mercado, oferecendo aos estudantes contato direto com inovação e pesquisa aplicada. A segunda fase, prevista para 2026, ampliará ainda mais essa estrutura, consolidando o Tec Unimar como um dos mais modernos hubs de tecnologia e conhecimento do Brasil.

Na terça-feira, também às 18h, será lançado o novo curso de Cibersegurança, ampliando a liderança da Unimar em carreiras digitais. A oferta do curso demonstra o compromisso da instituição em preparar profissionais para uma das áreas mais estratégicas e em crescimento no cenário mundial, conectando-se diretamente à proposta de transversalidade tecnológica do novo modelo pedagógico.

Encerrando a programação, na quinta-feira, às 19h, será oficialmente apresentado o FarmLab, laboratório de inovação em agronegócio criado em parceria com a Jacto e outras empresas. Localizado dentro do campus, o espaço é um verdadeiro laboratório a céu aberto que materializa os conceitos da Agricultura 4.0, permitindo aos alunos comparar práticas tradicionais e digitais, além de desenvolver soluções para os desafios do setor.

Para o Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, esse é apenas o início de uma nova era de crescimento. “Estamos mostrando o futuro. Nosso compromisso é ampliar ainda mais o Parque Tecnológico, consolidando aqui um dos ambientes de inovação e de cursos de tecnologia mais modernos do Brasil. A Unimar está pronta para formar profissionais capazes de transformar o conhecimento em impacto social e econômico”, destaca. 

Caminho para o futuro: Vestibular 2026

O Vestibular Unimar 2026 será realizado no dia 19 de outubro, com provas presenciais em Marília, São Paulo, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente e Londrina. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial vestibular.unimar.br

Os candidatos terão a oportunidade de concorrer a vagas em todos os cursos de graduação presencial da instituição, ingressando em uma universidade reconhecida nacionalmente pela excelência acadêmica e pela inovação em seu modelo de aprendizagem. 

Compartilhar matéria no
Unimar está entre as seis Instituições mais inovadoras do Brasil. Reconhecida nacionalmente como referência, a Universidade de Marília anuncia novo Modelo de Aprendizagem que irá contribuir para nova era de excelência acadêmica