
“Trocamos experiências, nos atualizamos e esclarecemos dúvidas referentes ao centro cirúrgico, à central de materiais e à sala de recuperação anestésica. A central de materiais é o coração do hospital, é dali que tem que sair todo material estéril para a segurança das nossas pacientes”, explicou Telma Custódio
A Maternidade Gota de Leite participou do 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME. O tema central foi “O Poder do Cuidar”. A instituição esteve representada pela enfermeira da Central de Materiais, Telma Custódio, que acompanhou os três dias de evento e traz as inovações e o aprimoramento para toda equipe.
O foco foi o cuidado e inovação na enfermagem perioperatória (do período pré-operatório até o pós-operatório). Por essa razão, a presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni, designou a enfermeira da Central de Materiais para participar e multiplicar internamente os conhecimentos obtidos.
“Há anos nossa presidente tem feito questão dessa participação no congresso para a aplicação das melhores práticas de enfermagem na maternidade”, disse Tela Custódio, que tem 12 anos de atuação na Gota de Leite.
O evento reuniu profissionais de todo o país para fortalecer a atuação da enfermagem nos processos cirúrgicos, através das apresentações de estudos, pesquisas e trabalhos científicos, palestras com novidades nacionais e internacionais, debate de práticas inovadoras e compartilhamento de experiências.
“Trocamos experiências, nos atualizamos e esclarecemos dúvidas referentes ao centro cirúrgico, à central de materiais e à sala de recuperação anestésica. A central de materiais é o coração do hospital, é dali que tem que sair todo material estéril para a segurança das nossas pacientes, independente se trata-se de um parto vaginal ou uma cesariana. Nosso objetivo em participar de eventos dessa importância é sempre o cuidado a quem atendemos, avançando continuamente dentro do que há de mais atual na área. Não podemos nos distanciar de estudos científicos, artigos e publicações científicas e RDCs (Resoluções da Diretoria Colegiada)”, discorreu a enfermeira.
As RDCs são normas técnicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para segurança e funcionamento para serviços de saúde, medicamentos, equipamentos e produtos.
O evento foi realizado pela SOBECC (Associação Brasileira de Enfermeiros de Centros Cirúrgicos, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização) na última semana, 1 a 3 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo-SP.