A Universidade de Marília (Unimar) foi destaque em São Paulo durante o seminário realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho, em parceria com o Ministério Público, reunindo instituições de todo o país comprometidas com o Pacto Nacional de Prevenção ao Assédio Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho.

Representando a instituição, a Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Dra. Fernanda Mesquita Serva, apresentou as ações e projetos que têm consolidado a Instituição como referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher.
A Pró-reitora agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância do espaço para compartilhar iniciativas exitosas já desenvolvidas pela Universidade. 

“Foi super especial apresentar tudo que nós estamos desenvolvendo há algum tempo na Unimar. Tivemos a oportunidade de mostrar boas práticas não só do período anterior ao pacto, mas também ações realizadas neste último ano, já com o compromisso firmado”, destacou.

Durante a exposição, a Pró-Reitora enfatizou que o trabalho institucional é fruto do envolvimento coletivo. “Quero aproveitar para agradecer aos coordenadores, professores, alunos e a todo o time da Unimar, que não mede esforços para garantir que nossas ações aconteçam de fato. São essas pessoas que permitem que hoje estejamos aqui apresentando nossas práticas e demonstrando nacionalmente o que estamos realizando”, afirmou.

Entre os projetos apresentados, ganhou destaque o “A Fala é Delas”, iniciativa inspirada diretamente nas diretrizes do pacto e conduzida por um grupo de trabalho composto pela Dra. Vanessa e Dra. Luciene. O projeto envolve desde a definição da temática e identidade visual até a criação de peças gráficas e ações de conscientização.

Prof. Fernanda lembrou que, inclusive, a Unimar realizou um concurso interno para estimular a participação da comunidade acadêmica na produção dessas peças educativas.

A presença no evento reforçou o compromisso da Universidade de Marília com políticas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, consolidando sua atuação como instituição aberta ao diálogo, à construção conjunta e à disseminação de práticas transformadoras.

 “A Unimar se coloca à disposição de todos. Queremos estar ao lado das pessoas que inspiram tanto e que promovem transformação por meio da educação, para que possamos compartilhar nossas boas práticas com todos”, concluiu a Pró-reitora Fernanda.  

“Quero aproveitar para agradecer aos coordenadores, professores, alunos e a todo o time da Unimar, que não mede esforços para garantir que nossas ações aconteçam de fato. São essas pessoas que permitem que hoje estejamos aqui apresentando nossas práticas e demonstrando nacionalmente o que estamos realizando”, ressaltou Fernanda

Compartilhar matéria no
Pró-reitora da Unimar apresenta boas práticas no combate ao assédio sexual em evento nacional em São Paulo. Universidade foi destaque em seminário realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho, em parceria com o MP