Breno EsakiFoto/Metrópoles

*As opiniões contidas nestas informações não refletem necessariamente a opinião da coluna*

Alexandre de Moraes acha que não tem de dar nenhuma explicação sobre o contrato multimilionário firmado pelo escritório da sua mulher, a advogada Viviane Barci de Moraes, com o Banco Master, desse extraordinário Daniel Vorcaro. Contrato curioso, no mínimo, porque ela ganhou uma bolada sem ter de fazer praticamente nada pelo banco.

A preocupação do ministro seria descobrir quem vazou a informação para a imprensa, de acordo com a jornalista Hadass Leventhal.

“O ministro do STF Alexandre de Moraes cogita abrir um inquérito para investigar uma possível quebra de sigilo fiscal de ministros da Corte protagonizada pela Receita Federal e pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras)”, publicou ela.

Além de Moraes, o ministro Dias Toffoli, que correu para pegar para si o inquérito sobre as fraudes cometidas pelo Banco Master, em leitura inovadora do princípio de juiz natural, também teria tido o sigilo fiscal violado.

“No caso de Alexandre de Moraes, houve a divulgação do contrato de sua mulher, a advogada Viviane Barci de Moraes, com o Banco Master, no valor total de R$ 131,3 milhões em 3 anos. O contrato em si não contém dados sigilosos, mas houve também divulgação de detalhes do funcionamento financeiro do escritório de Viviane que podem ter sido extraídos do Coaf ou da Receita Federal”, escreveu Leventhal.

“No caso do ministro Dias Toffoli, há informações sobre negócios de sua família que também revelam operações financeiras só acessíveis pelo Coaf ou pela Receita Federal”, acrescentou a jornalista.

Ao ler a notícia, pensei com os meus botões como o ideal seria que, diante de situações mal explicadas, ministros do STF abrissem os seus sigilos para dirimir suspeitas certamente infundadas. Mas os meus botões disseram que, aí, o país seria outro. Fui obrigado a concordar.

O que ocorre é o contrário: quanto mais sigilo, melhor na visão deles.

Fonte: Metrópoles

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Sem explicação: contrato da esposa de Moraes com o Master gera questionamentos