REPROODUÇÃO CNN

A Human Rights Watch descreveu as tentativas relatadas do Irã de recrutar crianças com apenas 12 anos para tarefas militares e de segurança como um “crime de guerra”.

“O recrutamento e uso militar de crianças é uma grave violação dos direitos das crianças e um crime de guerra quando as crianças têm menos de 15 anos”, disse a HRW em um comunicado.

O Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) está supostamente tentando recrutar civis – incluindo menores – para fornecer “serviços de cozinha e cuidados médicos, distribuir itens e lidar com casas danificadas”.

Eles também estão sendo chamados para realizar tarefas baseadas na segurança, como “postos de controle de pessoal, patrulhas operacionais, patrulhas de inteligência e comboios veiculares”, segundo a HRW.

“Não há desculpa para uma campanha de recrutamento militar que visa crianças a se alistar, muito menos crianças de 12 anos,” disse Bill Van Esveld, diretor associado na divisão de direitos das crianças da HRW. “O que isto se resume ao fato de as autoridades iranianas estarem aparentemente dispostas a arriscar a vida das crianças por mais mão-de-obra.”

A Defa Press, um meio de comunicação social afiliado às forças armadas do Irã, informou no início desta semana que a iniciativa foi lançada sob o título “Combatentes Defensores da Pátria para o Irã”.

Autoridades iranianas descreveram a campanha como uma forma de mobilizar assistência pública e aproveitar as capacidades dos cidadãos em vários campos, incluindo tarefas relacionadas à defesa, apoio logístico e trabalho de socorro.

A campanha do IRGC incluiu um cartaz de propaganda com “duas crianças, um menino e uma menina, ao lado de dois adultos, incluindo um homem de uniforme militar”, disse a Human Rights Watch.
Com informações de CNN

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
No momento, você está visualizando Irã comete “crime de guerra” ao recrutar crianças, diz grupo; VEJA