A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta com o aumento da transmissão da covid-19 e o crescimento significativo da ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Marília.

Neste fim de semana, no domingo (13), a secretaria registrou uma ocupação de 70% das vagas de UTI com pacientes suspeitos e confirmados para a doença. Dos 70 leitos, 49 estavam em uso.

A taxa de ocupação é uma das maiores desde o começo da pandemia.  O índice mais alto registrado no município foi no dia 1º de setembro, quando a ocupação das UTIs chegou a 82,86%.

“Os casos têm aumentado e o perfil dos positivos tem agora um público mais jovem também. De domingo para segunda-feira tivemos muitas internações, tanto em leitos de UTI como de enfermaria (de Marília e toda região), o que leva a um estado de alerta”, escreveu nas redes sociais o secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

No domingo, a taxa de ocupação na Santa Casa de Marília chegou a 83% – 15 leitos de UTI ocupados entre 18 disponíveis. No HBU (Hospital Beneficente Unimar), a ocupação chegou a 84,6% – 22 pacientes internados entre 26 leitos de emergência para covid.

De acordo com a Secretaria da Saúde, as duas instituições – HBU e Santa Casa – são as primeiras referências de internação para quem mora em Marília.

Em relação ao HC (Hospital das Clínicas), a taxa de ocupação era menor. A unidade também recebe pacientes da região e oferta 26 leitos. No domingo, 12 leitos da UTI estavam em uso, o que corresponde a 46% de ocupação.

Óbitos

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou neste final de semana mais três óbitos por covid-19 e mais 65 casos da doença. O município já contabiliza 6.426 casos desde o início da pandemia, com 94 mortes. 

A secretaria informou nesta segunda-feira (14) que um óbito suspeito por covid-19 está sendo investigado.

A cidade tem, até agora, 6.241 casos curados. Atualmente existem 91 casos em transmissão. São 64 pacientes internados, sendo 34 com a confirmação da covid e outros 30 com suspeitas da doença. Ao todo, 24.432 casos já foram descartados e 1.628 casos suspeitos aguardam resultados de exames.

Compartilhar matéria no
Ocupação de UTIs para covid alcança 70% e põe Secretaria Municipal da Saúde em alerta
O secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, está preocupado com o aumento dos casos de coronavírus