A pandemia colocou à prova a capacidade de adaptação de indústrias dos mais diversos setores, mas foram as mais resilientes, ágeis e preparadas que superaram as dificuldades e mantiveram as entregas em dia. A análise criteriosa do cenário externo e a microgestão do negócio permitiram à Unipac – empresa do Grupo Jacto, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas do Brasil –registrar o aumento da produção no segmento automotivo no primeiro semestre de 2021.
Conhecer a fundo cada etapa da operação e as necessidades dos clientes e entender os impactos diretos e indiretos do cenário econômico atual sobre toda a cadeia têm sido o diferencial na gestão da Unipac. O acompanhamento constante do cenário permite a realização de planejamento de curto e médio prazo para atender às demandas, sem que haja distanciamento dos objetivos estabelecidos pela empresa.
Preparada e atualizada, a Unipac acompanhou de perto o crescimento da produção de veículos pesados, oferecendo capacidade produtiva para atender ao mercado, bem como a ampliação do portfólio de produtos destinados às montadoras e ao segmento de reposição. O destaque foram os tanques de combustível e de ureia, indicados para uso em caminhões e ônibus. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no semestre, foram produzidas 85 mil unidades, o melhor número para o período desde 2014, correspondente a um crescimento de 94,5% na comparação com os primeiros semestres de 2021 e 2020.
Diante de um mercado ainda em recuperação e das restrições da cadeia de suprimentos dada a escassez de algumas matérias-primas, a Unipac realizou o gerenciamentos dos insumos e estoques para não deixar de atender a seus clientes. “As restrições logísticas e a escassez de insumos afetaram a cadeia automotiva, mas não tivemos impacto direto em nossas operações, pois desde o início da pandemia atuamos de forma preventiva para não comprometer o fornecimento de nossos produtos aos clientes”, explica Luiz Henrique Taniguti, Gerente de Vendas do Segmento Automotivo da Unipac.

Excelência fabril e técnica
A experiência da Unipac na transformação de polímeros pelos diversos processos – extrusão, injeção, sopro, rotomoldagem e termoformagem – coloca a empresa em vantagem no mercado automotivo, no qual é reconhecida pela grande eficiência e capacitação em produtos de alta complexidade. Soma-se a esses fatores, o corpo técnico altamente especializado, capaz de interagir diretamente com as engenharias dos clientes e propor soluções que atendam a necessidades específicas.
Tais aspectos permitem que a Unipac esteja inteirada das mais modernas tecnologias industriais, em concordância com os aspectos que englobam a indústria 4.0, tema acompanhado de perto por um grupo especializado e dedicado ao tema, o que vem possibilitando a aplicação desses conceitos nos processos fabris da empresa.
Esse posicionamento é fundamental para que a Unipac mantenha o fornecimento ao mercado que tende a se aquecer no segundo semestre e nos próximos anos. A expectativa da Anfavea para este ano é de 42% de aumento da montagem de veículos da categoria, em relação ao ano anterior. Observa-se, também, o aquecimento do mercado de reposição, porém com menor intensidade, mas não menos importante. “Isto é um bom sinal e ilustra uma recuperação econômica robusta, para a qual a Unipac está preparada, mesmo que em patamares mais elevados de produção”, garante Taniguti.

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