2020 estava só começando! Iniciamos o ano letivo com muita disposição e novos projetos. Abraços, risos, brincadeiras, canções, vozes, movimentação de alunos nos espaços escolares… tudo indicava que aquele seria mais um ano tranquilo e feliz na Escola ORBE. De repente, um susto!!! Um vírus perigoso passeando pelo mundo! Fecha tudo! Para tudo! Fique em casa! E então, a escola ficou silenciosa. Nossas vidas ficaram silenciosas. Aos professores foi lançado um grande desafio: ensinar de forma remota. Desafio que se apresentou muito mais complexo para os professores e alunos de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Sabemos que, normalmente, as crianças se concentram por pouco tempo nas atividades, necessitando da atenção e da presença da professora para estimulá-las. Criamos então uma “força tarefa” na escola para, rapidamente, definirmos novas estratégias que pudessem facilitar o processo de ensino e aprendizagem à distância.
Assim, com muito estudo, dedicação, competência e paciência, a Equipe Orbe conseguiu superar muitos desafios e desenvolver um bom trabalho ao longo de 2020, utilizando recursos tecnológicos adequados e acessíveis às crianças. Ajudou muito o fato de nossos alunos já estarem habituados a manipular e interagir com a lousa digital na escola, e a acessar as plataformas do Positivo On para enriquecer, por meio de atividades virtuais, os conteúdos trabalhados em sala de aula. A participação dos pais também foi fundamental e contribuiu para, mesmo diante das dificuldades geradas pela pandemia, obtermos resultados tão positivos.
Vencidos os primeiros obstáculos ao adotarmos o sistema de ensino totalmente remoto (e de boa qualidade), chegamos ao final de 2020 certos de que os recursos tecnológicos são valiosas ferramentas de aprendizagem e de construção de conhecimentos. As crianças entenderam que as telas do computador e do celular podem ir muito além do entretenimento. Foi, sem dúvida, uma experiência gratificante. Como aprendemos!
Encerramos aquele ano letivo com a sensação de dever cumprido, mas ansiosos para voltarmos às aulas presenciais em 2021. E isso foi possível com a autorização e o cumprimento rigoroso de todos os protocolos exigidos pelos órgãos oficiais de Saúde e Educação. Investimos na preparação da escola e no treinamento da equipe em relação aos cuidados sanitários. Com número limitado de vagas para matrículas e orientações aos pais, iniciamos o ano letivo em fevereiro de 2021 com todos os estudantes assistindo às aulas diariamente de forma presencial. Foi muito gratificante observarmos a emoção e os olhinhos brilhando dos alunos ao retornarem para a escola.
Sabemos que grande parte da aprendizagem infantil ocorre pelas interações com o ambiente. Nada substitui a presença dos professores, a interação social com os coleguinhas, as experiências e estímulos sensoriais vivenciados nos espaços escolares. Essa reflexão nos remete à teoria de aprendizagem de Vigotski: “A aprendizagem não é apenas um processo cognitivo, é também afetivo”. Estamos chegando ao final de mais um ano letivo seguro e muito produtivo na Escola Orbe. Juntos, em parceria, aluno-família-escola, aprendemos, cuidamos da saúde e fortalecemos os laços de afeto. Que venha um 2022 ainda mais solidário, mais fraterno, mais saudável e mais feliz para todos.

Malau Nasraui
Pedagoga – Psicopedagoga
Diretora da Escola Orbe

Compartilhar matéria no
ESPECIAL EDUCAÇÃO 2022 – por Malau Nasraui -Escola Orbe