A Santa Casa de Marília aderiu ao Junho Laranja, campanha coordenada nacionalmente pela SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras). Neste 6 de junho é lembrado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras e ações preventivas foram desenvolvidas pela UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) da unidade hospitalar filantrópica mariliense. 

A campanha Junho Laranja tem como tema este ano: “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras”.

“É importante que as pessoas se atentem para os riscos de queimaduras e evitem acidentes. Para trazer estas orientações é que preparamos uma programação especial para a campanha  Junho Laranja”, disse a enfermeira da UTQ da Santa Casa de Marília, Rubiana Konkiewitz.

Gibis da Turma da Monica alertando para os riscos de acidentes com queimaduras e traumas que eles podem causar foram entregues, neste dia 6 de junho, aos pacientes mirins da UTQ, do Bloco Pediátrico e da Oncologia Pediátrica.

 

Mural com frases criadas a partir de imagens referentes ao risco de queimaduras está exposto no saguão de entrada da UTQ da Santa Casa de Marília.

No dia 21 de junho acontece o “Arraiá da UTQ” com guloseimas, brincadeiras e prendas para passar o recado da campanha Junho Laranja.

E fechando a programação do Junho Laranja, palestra sobre “Prevenção de Queimaduras”, com a enfermeira Rubuana Konkiewitz, também será realizada, com data e horário a serem confirmados.

Unidade de Tratamento de Queimados

Há mais de 60 anos que a Santa Casa de Marília atende vítimas de queimaduras. Com UTQ instalada há décadas, o hospital conta com o atendimento de médicos cirurgião plástico, intensivista, pediatra e psiquiatra, profissionais de enfermagem, bem como garante suporte nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Comissão de Cuidados com a Pele, Psicologia, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social.

No dia 31 de dezembro de 2010, através da Portaria 4.265, publicada no Diário Oficial da União, a Santa Casa de Marília foi reconhecida como Centro de Referência em Assistência de Queimados para média e alta complexidades. O Estado de São Paulo já havia reconhecido o serviço em 29 de novembro de 2009, após aprovação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Porém, desde 21 de novembro de 2000, o hospital já era considerado referência no atendimento a queimados em âmbito estadual.

A Unidade de Tratamento de Queimados conta com oito leitos – cinco adultos e três pediátricos -, sendo todos para atender pacientes SUS (Sistema Único de Saúde). As internações na UTQ da Santa Casa têm a coordenação da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Leitos de Serviços Saúde), ligada à Secretaria Estadual da Saúde e pacientes de diversas localidades recebem atendimento neste importante setor da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

A maioria das internações é de longa duração, sendo de 100 dias em média. Porém, paciente já chegou a ficar dois anos em tratamento na Unidade de Tratamento de Queimados da Santa Casa de Marília.

Junho Laranja

O mês é dedicado à causa em razão do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, em 6 de junho, instituído pela Lei 12.026/2009. O objetivo é alertar a população e autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que eles podem causar.

Em 2022, a SBQ decidiu ampliar a discussão trazendo à tona os cuidados a serem tomados em situações rotineiras e cotidianas, como cozinhar, acender uma churrasqueira, utilizar álcool na limpeza doméstica, passar roupas, entre outras.

A proposta da Sociedade Brasileira de Queimaduras é ir além de mostrar o risco de determinadas atitudes que podem provocar acidentes com queimaduras. O objetivo é mostrar a forma segura de fazer coisas inevitáveis em tarefas do dia a dia.

Compartilhar matéria no
Santa Casa de Marília adere ao Junho Laranja, campanha coordenada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Queimaduras