É normal, após uma relação tóxica, ter insônia e desconfiar diariamente do novo companheiro. Maicon Paiva mostra alguns passos para superar essas questões.
Se relacionar novamente, após passar por um relacionamento tóxico, é um desafio. Há alguns anos, muitas pessoas viveram este tipo de relação, em que o abuso mental e/ou físico ocorriam, porém o tema não era debatido. Sem debate, não há mudança. Em 2023, em rede nacional, Tadeu Schmidt, que comanda o reality show Big Brother Brasil, rompeu com o protocolo e interferiu em uma das relações da casa, a de Bruna Griphao e Gabriel. ” Antes que seja tarde”, esta fala foi do discurso que o apresentador fez sobre a relação não estar correta e se tratar de um relacionamento abusivo.
Assim como Tadeu, os amigos, familiares e conhecidos enxergam antes que a dinâmica da relação de um casal está incorreta e tentam avisar. ” Na relação abusiva existe manipulação, jogo, cobrança, confusão mental, e até a violência física e pode acontecer com qualquer um(a). Não tem que a ver com a instrução do indivíduo, condição financeira, ou cultural. Logo, é difícil quem está dentro do relacionamento enxergar o que está acontecendo. Isso acaba prolongando a relação e deixando os traumas mentais e/ou físicos a longo prazo para os indivíduos envolvidos”, explica Maicon Paiva, Especialista em Relacionamento e Fundador do Espaço Recomeçar.
Segundo uma pesquisa da ONU(Organização das Nações Unudas) Mulher, cerca de 41% dos casos de violência acontecem dentro de casa, além disso, 3 em 5 mulheres sofreram, sofrem ou sofrerão violência em um relacionamento afetivo.
“A maioria das pessoas demora a perceber que já está em um relacionamento tóxico, mas que pode afetar o psicológico, emocional, físico e espiritual. Deixar um relacionamento abusivo requer muita determinação, é um processo delicado. Primeiro conselho para superar essa fase é se organizar para refletir, buscar a sua rede de apoio e se cuidar para se fortalecer”, diz Maicon Paiva, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar.
Após sair de um relacionamento tóxico, a pessoa abusada emocionalmente pode apresentar alguns sintomas ao começar uma nova relação, como: desconfiança extrema, insônia, ciúme exacerbado, stress, entre outros sintomas que surgem baseados na experiência do relacionamento anterior. Para que esses sintomas minimizem e não atrapalhem a sua nova relação é recomendado fazer a Limpeza Espiritual, para afastar toda a energia negativa deixada pelo relacionamento anterior e facilitar um recomeço na vida amorosa.
O Especialista em Relacionamento e que já ajudou mais de 35 mil casais, Maicon Paiva do Espaço Recomeçar ,cita 5 passos para ter uma relação saudável, após uma relação tóxica:

  1. A sua mente vai ficar confusa: lembre que este é um processo químico do seu cérebro
    Terminar um relacionamento suscita fortes emoções, por um lado você pode se sentir aliviado por não precisar lidar mais com a pessoa tóxica, mas como se tratava de codependência, o teu corpo e mente vão pedir pelo retorno do abusador. É como se libertar do uso de uma droga. Logo, encontre a melhor forma para desabafar, seja escrevendo em um diário, conversando com a sua rede de apoio, entre outras possibilidades. Após conseguir sair da relação e esta dependência diminuir, mesmo estando com o novo parceiro, não procure sobre o abusador nas redes sociais e com conhecidos. Lembre-se o que você viveu não foi saudável, o melhor é a distância do abusador;
  2. Resgate o seu eu
    Um dos grandes problemas do relacionamento tóxico é a criação de dependência emocional, levando ao afastamento de quem você realmente é, essa dependência faz com que o/a namorado(a) abusivo seja o centralizador de tudo, mas agora que essa pessoa não existe mais, é fundamental que você planeje como será essa nova fase da sua vida. Preze pela sua individualidade nesta nova relação!
  3. Cuide do seu espiritual
    Recupere a sua força física, psíquica, e espiritual. Independente da sua religião cuidar da sua energia fará diferença para este novo relacionamento. Uma indicação é a Consulta Espiritual através dela você conseguirá abrir os seus caminhos para este novo romance.
  4. Se reconecte com antigos amigos e conheça os amigos do seu novo amor
    Relacionamentos tóxicos fazem com que você se afaste de pessoas do seu convívio. É importante, após o rompimento do relacionamento tóxico, reatar laços com as pessoas. Quando estiver se relacionando amorosamente com um novo amor, conheça também os amigos e pessoas importantes para o seu novo parceiro(a). Você pode se surpreender com tantos amigos e pessoas boas que pode criar novas conexões!
  5. Confie no novo parceiro(a)
    Sim, você pode se decepcionar, porém acredite: para viver um novo amor é necessário confiar. Mudanças acontecem com o tempo, foque o seu tempo em atividades que te tornam uma pessoa melhor, tente encontrar formas de evoluir pessoalmente, e como casal. Para ajudar nessa jornada de superação, o Espaço Recomeçar oferece Consulta Espiritual, onde você pode encontrar as respostas para sua vida.

Sobre o Espaço Recomeçar
Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas através de Trabalhos Espirituais. Seu fundador, Maicon Paiva, é um renomado Espiritualista paulistano que sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas. Seguindo a tradição da leitura de Búzios e Tarô, ele e sua equipe auxiliam com Limpezas Espirituais e Amarrações Amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Além de atender no Brasil, Maicon Paiva também atende pessoas de países do mundo inteiro, como Portugal e Espanha. Tudo de forma confiável, on-line e com a privacidade necessária para o(a) consulente.

Compartilhar matéria no
Vivi um relacionamento abusivo! Como ter uma relação saudável agora?