“Ao invés de ficar babando de esperança feito tia velha, preferiu arrepiar os cabelos, vestir uma munhequeira e sair por aí, cuspindo em tudo e todos”. Assim seu criador, o cartunista Angeli, apresentou Bob Cuspe há 40 anos. Para celebrar seu aniversário, a Fresh People provocou a ÖUS sobre o tema e, desta provocação nasceu o BETS Angeli, versão limitada e exclusiva do modelo de tênis homenageando o personagem. Um boneco feito especialmente para a ocasião, pela Coala Filmes, é outra criação comemorativa. 

Unir o que há de mais autêntico em cultura pop com uma identidade de marca que seja relevante foi como a Fresh People criou esse elo entre a Öus e Angeli, com Bob Cuspe no centro. O personagem, parte da trupe da Chiclete com Banana que estampava as tiras do jornal pelo mundo todo, se mantém atual, demonstrando que o mundo urbano do esgoto pouco mudou de lá para cá.  

Além do sneaker especial, uma campanha digital nas redes sociais das marcas, da produtora de animação em stop-montion e do cartunista estarão com postagens especiais, além da exibição de pequenos vídeos feitos especialmente para ocasião pela Coala Filmes, produtora do filme de 2021 “Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente”.  

O filme foi a primeira incursão da Fresh People com o personagem. A animação em stop-motion dirigida por Cesar Cabral, recebeu inúmeros prêmios em festivais por todo o mundo, entre eles o Festival de Animação de Ottawa no Canadá, a mais conceituada premiação de animação no mundo. 

“O lançamento da coleção é parte do projeto ‘Fresh People Faz a Ponte’ que quer apresentar Bob Cuspe e outros ícones da nossa cultura para as novas gerações”, diz Christine Caterina, sócia-fundadora da Fresh People.  

Nasce uma coleção limitada e exclusiva 

O processo de criação dos sneakers partiu da busca por um elemento que caracterizasse o trabalho do cartunista e pudesse ser percebido no calçado, conta Rafael Narciso, sócio fundador e diretor criativo da ÖUS.  
 

Posso dizer que a gente “cartunizou” o BETS, através das hachuras, foi um jeito de homenageamos o seu traço característico. Acrescentamos ainda mais personalidade com uma combinação de matérias primas diferenciadas e com as principais cores que estampavam as capas da Chiclete com Banana que traziam o Bob”, conta Narciso.  
 

São 408 pares sem nenhum material de origem animal. Com látex natural de seringueira em sua composição, tecido de cânhamo e detalhes feitos em material sintético com composto de milho, o modelo ainda tem o forro de PET reciclado com impressão a base de d’água.  
 

Escolhemos uma caixa personalizada com artes do Bob Cuspe, patenteada, além de utilizar um solado em borracha Granular a+, um sistema de produção sustentável de solados feito a partir de pequenos grânulos que praticamente não geram resíduos pós-produção”, explica Narciso.  
 

Fresh People é o hub criativo da Press Pass, que se uniu a Öus, marca curitibana que é pilar do skate nacional, para apresentar às novas gerações esse personagem icônico, que exala a poluição paulistana, reverenciando a obra de um dos maiores cartunistas brasileiros. 

Essa ponte da Fresh People com o Bob Cuspe de Angeli foi uma viagem no tempo. Um prazer enorme em conseguir trazer para 2023 um personagem que foi símbolo da contracultura brasileira durante décadas, que vem das ruas, do esgoto e com pontos de vista que fazem sentido até hoje, exatos 40 anos depois”, afirma Narciso. 
 

Angeli e Bob Cuspe 

A coleção BEATS Angeli é apenas o início de novas propostas criativas para homenagear o legado de grandes artistas nacionaisEstávamos passando por um momento terrível para a cultura no Brasil, que estava sem perspectiva nenhuma, e nessa crise tivemos a oportunidade de nos conectar com o mestre Angeli. Poder promover o filme na campanha do Oscar foi algo que fez todo o sentido para nós, tanto no aspecto pessoal quanto pela ótica do fomento desta cultura underground”, conta Christine.  

Sobre a Press Pass 

Com mais de 20 anos, a Press Pass é um escritório de PR e Estratégia Criativa diferente das agências de comunicação. Desde o início ajudou a colocar o Brasil no mapa da moda sendo responsável pela assessoria de imprensa internacional do SPFW durante 1 década. Esteve com a Melissa no mundo: foram 16 anos trabalhando com as marcas da Grendene e por trás de todos os grandes eventos: inaugurações Galeria Melissa NY/ Londres e SP e parcerias com Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood entre tantos outros. Foi pioneira no relacionamento com influenciadores, antes mesmo das redes sociais, com a criação da Adihaus, hub criado pela Press Pass exclusivamente para a adidas Originals, marca que cuidou durante 10 anos. Hoje atende cinco marcas de cerveja do grupo HNK, grupo Minor no Brasil, grupo Luxottica, Crocs, Asics entre outros clientes. Conta com sede em SP e 70 colaboradores. 

Sobre Fresh People 

A Fresh People nasceu do compromisso de ser protagonista e, portando, distante de padrões. Cria da pandemia, já desenvolveu para Asics uma pesquisa para mapear o comportamento da geração Z ligada à cultura de Sportstyle em São Paulo; lançou no ano passado a série de mini docs “De Rua” no seu canal de You Tube, onde investiga o impacto da internet e redes sociais nos movimentos de subcultura sob a ótica da música e moda. Atuamos na divulgação de cultura nacional, tornando possível uma campanha para a corrida ao Oscar do filme “Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente” em 2021, fomentando novos movimentos e iniciativas de maneira sustentável e criando pontes e conexões entre marcas, pessoas e artistas, ao invés de muros. PR e Estratégia Criativa. É possível fazer marketing apoiando a cultura. 

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Bob Cuspe faz 40 anos mais atual do que nunca. Criação do cartunista Angeli, ele é um punk que escarea na hipocrisia da sociedade. Confira!