Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Perissé é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Filosofia da Educação (USP) e pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Através da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, é desenvolvido nas escolas municipais o Programa de Disseminação da Cultura Empreendedora em Marília e região.
“São iniciativas que promovem o desenvolvimento do educador, o agente fundamental para levar o incentivo ao protagonismo juvenil e projetos que estimulem o empreendedorismo nas escolas do Município”, contextualizou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi.
A conferência aconteceu no auditório Aniz Badra, que fica no campus do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), zona Oeste da cidade, e reuniu 600 professores do Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano.
O Sebrae esteve representado pela gerente do escritório regional de Marília, Cristiane Regina Ramos de Souza Aguiar, e pelo gerente da unidade de cultura empreendedora do Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro.
“O projeto Educar para Empreender é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de Marília que, desde 2017, conseguiu capacitar mais de 20 mil estudantes da rede municipal em empreendedorismo”, assegurou o secretário da Educação.
Antes da palestra do educador Gabriel Perisse, houve a assinatura entre o Município e o escritório regional do Sebrae do termo de cooperação técnica, formalizando a parceria com a instituição de ensino superior Faculdade Sebrae.
A arte de ensinar
A temática abordada pelo educador Perisse em ‘A arte de ensinar’ teve por objetivo levar os educadores do Ensino Fundamental de Marília à reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem.
A conferência abordou que o ensinar não requer práticas espetaculares, mas sim um esforço permanente do professor para manter vivo em seus alunos o interesse pelo conhecimento, auxiliando-os a serem autônomos e pensantes, continuando a estabelecer seus sonhos para uma nova trajetória e construindo novas possibilidades.
Também priorizou o protagonismo juvenil, ressaltando a importância de promover ideias, visões aplicáveis e sociais, inovação e atitudes empreendedoras.
Fotos: Ramon Barbosa Franco
