O Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) inaugurou na manhã de terça-feira (26) um polo modelo de Educação à Distância (EAD), em Botucatu (SP). A solenidade de apresentação oficial reuniu mantenedores, reitores e demais convidados. A D Marília também marcou presença.
O polo é o primeiro do Univem no modelo de parceria. O centro universitário mariliense utilizará as dependências do ICB (Instituto Conect Brazil), uma escola de cursos profissionalizantes, localizada na avenida Santana, 445, no centro de Botucatu.
“Acreditamos em Botucatu e região. Acreditamos nos jovens. Viemos para oferecer estudo de qualidade e de excelência. Não se brinca com a educação, que é o único meio para mudar este país e acabarmos com a miséria”, frisou o reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares.
“Botucatu foi escolhida por estar em franco crescimento e ter um ambiente de inovação muito consolidado, que é o Parque Tecnológico, com quem o Univem já mantém uma parceria há alguns anos através de nosso CITec-Marília”, afirmou o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Elvis Fusco.
Atualmente, o Univem conta com outros dois polos: um na instituição, em Marília, e outro em Garça (SP). “Em 2020, haverá um aumento no número de nossos polos. Botucatu conta com um ambiente propício para validarmos nosso processo de expansão”, disse Fusco.

Momento da solenidade de abertura oficial do polo de EAD do Univem em Botucatu
 
NOVO CURSO
A instalação do polo de EAD em Botucatu também marca o lançamento do curso de tecnologia de gestão de produção industrial. “Há uma grande concentração de grandes empresas nesta região. Por isso faz todo sentido termos trazido nosso polo para cá”, explicou o pró-reitor.
O ICB já vive a expectativa da ampliação do atendimento de alunos através da parceria com o Univem. “É uma instituição conceituada que vem com uma proposta diferente. Agradecemos a confiança em sediar o polo em nossa escola”, afirmou o diretor do ICB, Cristiano Santos.
Os demais cursos oferecidos pelo EAD do Univem são os bacharelados em Administração e Ciências Contábeis, a licenciatura em Pedagogia e as tecnologias em Gestão Financeira, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais. As inscrições já estão abertas.

OUTROS TEMPOS
A inauguração do novo polo reuniu no mesmo espaço representantes de diferentes épocas do ensino oferecido pelo Univem. Entre eles, o curador Luiz Carlos Laraya, suplente do Conselho de Curadores da mantenedora, a Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”.
“A nossa expectativa é a mesma dos companheiros que iniciaram a fundação há mais de 50 anos: proporcionar aos nossos jovens um futuro mais promissor, dentro da realidade do que o mundo apresenta. Hoje, é o EAD”, afirmou Laraya.
O curador destacou que o novo modelo de ensino exige “muita garra” e uma disciplina “praticamente autodidata” dos alunos. “Não há aquela vivência universitária que a gente teve mas, por outro lado, a facilidade de estar em casa fazendo outras atividades”.
“Acredito que estamos acompanhando a pegada da tecnologia que, por sua vez, leva a uma expansão das fronteiras. Não existe mais território. O ensino, para se consolidar, e a instituição, para se sustentar, obrigatoriamente também precisa se expandir e levar suas políticas, seu ensino, sua metodologia, para outras frentes”, afirmou o vice-reitor do Univem, Luiz Fernando Cardoso.

Compartilhar matéria no