Conforme o combinado entre os lojistas da cidade de Marília, o funcionamento das lojas da cidade será estendido até às 22 horas, nesta sexta-feira, dia 24, a última do mês de novembro, e por isso é considerada a “Black Friday”, quando dezenas de lojas entram em promoção para a antecipação das vendas do Natal, ainda este mês.

“A intenção de compra para a “Black Friday” 2023 cresceu 32% em relação ao ano anterior, indicando um possível aumento nas vendas, segundo pesquisa da Mfield”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília.

Ele destacou a data que vem crescendo em todos os sentidos, quanto à expectativa de vendas. “Está entre as cinco melhores datas do ano, atualmente”, apontou.

Com a queda no comércio eletrônico em 2022, as projeções para a Black Friday 2023 são otimistas, com 55% dos varejistas planejando promoções para incentivar os consumidores a comprar.

O estudo da Mfield mostra que 32,8% dos consumidores iniciam a comparação de preços um mês antes da “Black Friday”, revelando interesse crescente na data. “O desconto médio neste período é de cerca de 40%”, disse o presidente. Ele  chamour a atenção das pessoas para que desconfie. quando o preço é excessivamente baixo. “É uma possibilidade de golpe”, opinou.

“Os produtos mais procurados nessa época são os eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e produtos de informática, que por serem produtos mais caros, os descontos compensam a espera”, falou o dirigente de Marília.

Ele acredita no crescimento do volume de pessoas entre as lojas da cidade. “A chuva e o vento podem atrapalhar”, alertou.

Mesmo abrindo na sexta-feira até às 22 horas, e no sábado, até às 17 horas, o presidente da Acim acredita que as lojas da cidade venderão dentro do esperado para a data.

“Como é sabido, a “Black Friday” é o nome que se dá para uma ação de vendas que é realizada tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro”, recordou o dirigente sobre à força da data que vem crescendo a cada ano.

“Nesse dia, convencionou-se a realização de ações que buscam incentivar os consumidores a comprar e isso se dá a partir de descontos em diferentes mercadorias”, generalizou ao envolver todos os segmentos do varejo ao invés de somente os eletro e eletrônicos.

“A tradição é norte-americana, e a tradução remete à: sexta-feira negra sendo o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas varejistas e grandes “atacarejos”, que estão com muitas promoções”, comentou.

Para aproveitar bem a promoção da “Black Friday”, o presidente da associação comercial sugere muito cuidado e planejamento. Segundo Carlos Francisco Bitencourt Jorge é preciso que o consumidor tenha planejamento antecipado; pesquisa de preços; cadastre-se para alertas das promoções; acompanhe redes sociais e newsletters; horários estratégicos; compre com segurança; informe-se sobre a política de devolução e nas compras “on-line” considere ofertas de frete grátis e priorize necessidades sobre desejos.

“Os lojistas estão preparados e certamente o consumidor visitando as lojas encontrarão o que precisa, com valor acessível e com atendimento agradável”, concluiu Bitencourt. 

Compartilhar matéria no
Black Friday: lojas do comércio de Marília abrem hoje até às 22 horas e amanhã às 17h