A cerimônia em comemoração aos 95 anos da Santa Casa de Marília, neste dia 22 de abril, foi marcada pelo anúncio de recursos do governo estadual e por homenagens. A solenidade aconteceu em estrutura montada no estacionamento da instituição e teve direito a parabéns, bolo confeitado e refrigerante.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, fez um agradecimento especial aos funcionários da unidade hospitalar filantrópica mariliense e ao apoio constante da sociedade. “Sem os nossos abnegados profissionais não seria possível prestar serviços com excelência como fazemos. Fico muito feliz em receber todos vocês nesta data tão especial e dizer que o hospital é da sociedade. Desta forma, digo que devemos continuar cuidando deste patrimônio da cidade e da região”.

“Fico extremamente emocionado ao lembrar que precisei do hospital quando estava com Covid e graças ao trabalho dos profissionais da instituição que consegui me recuperar. Sou muito grato a todos. Esta é uma singela homenagem que faço a esta querida instituição”, salientou o vereador Marcos Rezende.

Aliás, grande número de vereadores de Marília compareceu à solenidade, que também teve depoimento de um edil, de Oriente (município a 19 km de Marília), Sérgio Ricardo Marques, o Salgadinho (PSD), elogiando bastante a equipe assistencial do hospital pelo atendimento recebido. O edil passa por tratamento oncológico e se emocionou ao mencionar o carinho com que é tratado. “Estes profissionais são maravilhosos. Eles que fazem com que eu encontrasse forças para lutar pela vida e continuar firme”.

O primeiro vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Antônio Orlando, enfatizou que o hospital continua contando com a ajuda de todos para continuar nesta trajetória de evolução. “Hoje é um dia festivo, em que celebramos os nossos 95 anos, mas sabemos que temos muito a nos desenvolver para seguir prestando serviços de qualidade para a nossa população, oferecendo cada vez mais recursos”.

O secretário municipal da Saúde, Oswaldo Ferioli, disse do carinho pela Santa Casa de Marília. “Aqui atuei por muitos anos e fiz muitos amigos. E hoje, olhando para vocês vejo o orgulho que sentem em pertencer a esta grande instituição de assistência em saúde, a mais tradicional da cidade e que é fundamental para o funcionamento do serviço de saúde pública”.
  
A diretora do DRS 9 (Departamento Regional de Saúde), Célia Marafiotti, mencionou o importante papel da Santa Casa de Marília para o atendimento SUS em âmbito regional. “Temos uma relação muito boa com os diretores da instituição, que não medem esforços para atender cada vez melhor a população. Os nossos cumprimentos à Santa Casa de Marília pelos 95 anos de existência”.

O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, fez questão de destacar as parcerias para garantir a estabilidade financeira do hospital. “Dependemos sim de emendas parlamentares e de recursos dos governos municipal, estadual e federal, mas também contamos com grande apoio do empresariado e da comunidade, a verdadeira dona do hospital. Mesmo com as dificuldades, são muitas as conquistas e divido tudo isso com os nossos 1.300 funcionários, que fazem o coração da instituição pulsar e os pulmões respirar”.

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nascimento (Republicanos), fez menção ao neto do fundador da Santa Casa de Marília, Oswaldo Passos de Andrade, presente na solenidade e lembrou emocionado do período em que o pai dele esteve internado no hospital. “Foram 60 dias na Santa Casa sendo muito bem tratado. Esta unidade hospitalar é do mariliense e por isso temos que lutar para que ela esteja cada vez melhor, pois um dia vamos precisar dela”.

O vice-prefeito Cicero do Ceasa (PL) salientou a parceria existente com o município de Marília e a importância da instituição para a região. “Quem nunca teve um familiar ou amigo que passou por aqui? E o melhor: as pessoas são muito bem atendidas e isso faz do hospital grande destaque no interior de São Paulo. Parabenizo a direção pelo grande trabalho e que venham mais 95 anos”.

O presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, comentou sobre a defasagem da tabela SUS e das dificuldades enfrentadas pelas instituições hospitalares. “O Sistema Único de Saúde pagar apenas 50% dos custos e o restante as Santas Casas têm que arcar. Não fossem as ajudas parlamentares e do povo, estes hospitais já estariam fechados. Para a nossa sorte, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) agora criou a Tabela SUS Paulista, que vai pagar até cinco vezes o valor que vinha sendo repassado. Aqui sei que é um hospital modelo e isso se deve ao grande trabalho da direção. Parabéns e muito mais sucesso”.

R$ 6 milhões em recursos

O deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB) anunciou o repasse de R$ 6 milhões, autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo, para o início das obras do Centro Administrativo da Santa Casa de Marília. No prédio de quatro pavimentos estará funcionando os setores de Recursos Humanos e outras áreas importantes, inclusive com recepção dos funcionários com acesso pela rua 21 de Abril. “Como é aniversário da Santa Casa tinha que trazer um presente. E é exatamente isso que venho anunciar. Já havia conseguido recursos para a construção da cozinha e do refeitório, que já estão em funcionamento e agora tenho o prazer de dizer que conseguimos recursos para a construção deste importante prédio”.

Comemoração com a comunidade

As comemorações foram iniciadas com atividades junto à comunidade, de 16 a 19 de abril, com serviços totalmente gratuitos como: aferição de pressão arterial, dicas de saúde, massagem com acompanhamento de massoterapeuta e distribuição de pipoca, refrigerante e água.

Na oportunidade, foi promovida uma interação direta com a população na semana que antecedeu o aniversário de 95 anos da Santa Casa de Marília. O hospital também recebeu as visitas de alunos e professores da Apae, Espaço Potencial, Projeto Semear, Escola Bento de Abreu Sampaio Vidal, além dos atendidos pelo Lar de Idosos São Vicente de Paulo.

Visita à Ala SUS

Ao final da cerimônia, autoridades visitaram os dois quartos já reformados na Ala de Internação SUS, através de campanha realizada junto ao empresariado e à sociedade. Os leitos da unidade estão passando por reformas e estão recebendo banheiros privativos, TV de 32 polegadas e ar-condicionado Inverter de 12 mil BTUs.

Compartilhar matéria no
Comemoração dos 95 anos da Santa Casa de Marília tem anúncio de recursos e homenagens