O SND (Serviço de Nutrição e Dietética) ficou com o primeiro lugar no concurso
Entrega de prêmios e café da manhã fizeram parte do encerramento do concurso Mãos Criativas. A iniciativa foi coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Time de Higienização das Mãos e SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Marília.
A exposição dos trabalhos participantes aconteceu em tenda montada próxima à entrada de funcionários do hospital, no último dia 3 de maio. Os funcionários do hospital usaram a criatividade e desenvolveram as obras para estimular a intensificação da higienização das mãos, com os procedimentos adequados e demonstração da importância da prática para se evitar infecções no ambiente hospitalar.
Comissão julgadora escolheu três dos quatorze trabalhos relacionados à higienização das mãos. O SND (Serviço de Nutrição e Dietética) ficou com o primeiro lugar, a Ala D (Internação SUS) na segunda colocação e a UTI Cardiológica/REC na terceira posição. Cestas de doces foram entregues aos grupos de colaboradores mais bem colocados e o café da manhã foi promovido no salão de reuniões da instituição nestes dias 23 e 24 de maio.
Caixa com luz de neon identificou os possíveis micro-organismos existentes nas mãos dos participantes da ação. O Scanner Mãos Limpas também foi desenvolvido, além de torneiras com expositores demonstrando as maneiras corretas de higienizar as mãos.
As mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos micro-organismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.
Higienizar as mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência em saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.
Todos os anos, campanha da OMS (Organização Mundial da Saúde) “Salve vidas: Higienize suas mãos” tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo. A data é lembrada no dia 5 de maio.