As lojas do comércio de Marília ficarão abertas até às 17 horas nos dois próximos sábados seguidos de setembro, dias 14 e 21, conforme o calendário de funcionamento especial do varejo mariliense, divulgado pela Associação Comercial e de Inovação de Marília. “Normalmente são os dois primeiros”, destacou o presidente da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao lembrar de que o primeiro sábado deste mês foi feriado nacional, e o funcionamento foi facultativo. “Neste caso a abertura até às 17 horas, serão no segundo e terceiro sábado do mês”, ressaltou o dirigente ao fazer o alerta para comerciantes, comerciários e consumidores. “Somente no sábado dia 28 o funcionamento será até às 13 horas”, completou o dirigente preocupado com o conhecimento do consumidor.
O calendário de funcionamento das lojas da cidade de Marília segue um combinado entre os lojistas que decidiram o calendário ainda na temporada passada. A novidade deste ano está na confecção do “QR Code” no próprio cartaz, que remete ao departamento jurídico da associação comercial, com as informações sobre as necessidade fixadas na convenção coletiva de trabalho, para aqueles comerciantes que desejem abrir nos feriados e fim de semana. “Na verdade a loja pode abrir todos os dias”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial. “Desde que, respeite a convenção coletiva de trabalho e faça um acordo com o colaborador”, completou o dirigente mariliense ao orientar todos os comerciantes que procuram saber como faz para abrir a loja nos feriados.
O mês de setembro é o último mês do ano com horário de funcionamento normal, exceto a questão dos dois sábados. No mês de outubro nos dias 11 e 12 serão dias diferentes. A sexta-feira, dia 11, as lojas abrirão até às 22 horas, pela quarta vez no ano. No dia 12, quando se comemora o Dia da Criança e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, a abertura das lojas será facultativa, como foi o dia 07 de setembro, recentemente. “Abre quem acha que deve abrir”, disse José Augusto Gomes. “E quem abrir, deve respeitar a convenção coletiva de trabalho”, acrescentou ao lembrar, novamente, do acesso ao portal eletrônico da entidade que conta com todas as informações necessárias para o comerciante abrir, se quiser. “No mês de novembro são mais dias diferentes”, observou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao destacar os dias 02 (sábado), dia 15 (sexta-feira) e dia 20 (quarta-feira), quando se comemora o Dia de Finados, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra, respectivamente tornando o mês com o maior número de feriados no ano. “Nestes três dias, abre quem quiser e puder”, disse o presidente da associação comercial, novamente se referindo a convenção coletiva de trabalho. “Dia 29 de Novembro, é a sexta-feira com a “Black Friday”, quando as lojas abrem até às 22 horas”, lembrou José Augusto Gomes.
O calendário completo produzido pela Associação Comercial e de Inovação de Marília está disponível no portal eletrônico da entidade, através do endereço virtual: www.acim.org.br/calendario-2024. “É importante que todos do comércio tenham esse conhecimento para os acordos antecipados, as trocas de folgas e os trabalhos alternativos”, comentou o superintendente da associação comercial que desde de 1996, confecciona o calendário gratuitamente para os interessados.