O índice de preços dos alimentos no atacado, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), registrou queda de 2,08% em fevereiro. No acumulado do ano, o indicador apresenta baixa de 3,87%.
“Com previsão dos meteorologistas de continuidade das chuvas para o mês de março, a tendência é de recuperação dos preços das frutas – que se apresentam com boa qualidade – com consequente alta para o consumidor. Temos, também, a possibilidade de aumento de preços no setor de verduras, que já apresenta qualidade inferior por causa do excesso de chuvas”, informa a companhia, em comunicado.
Os setores que apresentaram baixa nos preços pesquisados em fevereiro foram os de pescados e de frutas. No segmento de frutas, houve forte recuo, acumulando queda de 9,94% nos dois primeiros meses do ano. Os outros setores apresentaram alta, com destaque para os de verduras e diversos, com aumento de 9,29% e 10,42%, respectivamente, informa a companhia.
Em fevereiro, o setor de frutas apresentou forte queda de 5,85%. As principais reduções ocorreram em: abacate (-67,7%), maracujá azedo (-43,6%), pera estrangeira williams (-23,7%), figo (-22,7%), limão taiti (-19,8%) e goiabas vermelhas e brancas (-15,0%). As principais altas ocorreram com maçã nacional fuji (14,6%), melão amarelo (13,9%), manga tommy atkins (9,0%) e pera estrangeira danjou (7,1%).
O setor de legumes registrou elevação de 2,72%. Os principais aumentos ocorreram com pimentão verde (37,1%), ervilha torta (30,2%), tomate cereja (27,3%), berinjela japonesa (23,6%) e cenoura (18,5%). As principais baixas se deram nos preços do pepino japonês (-32,2%), pepino caipira (-21,8%), pepino comum (-19,6%), inhame (-17,1%) e do cará (-16,2%).
Segundo a Ceagesp, o volume comercializado no entreposto de São Paulo totalizou 238.102 toneladas ante 247.266 t negociadas em fevereiro de 2019, queda de 3,7%, com destaque negativo para o setor de frutas, que recuou 6,3%, e de pescados, que perdeu 11,6% em volume. No acumulado do ano, o total comercializado é de 511.619 t ante 520.512 t no mesmo período de 2019, uma variação de -1,7%.