A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),19 pacotes de sementes não solicitadas vindas do exterior pelo correio.
O material foi entregue pela população nas inspetorias de defesa agropecuária do interior e também no escritório central, em Porto Alegre. Estas sementes estão sendo acolhidas pelos órgãos de defesa agropecuária no Estado e enviadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, referência no país.
Nesta terça-feira (6), o Ministério da Agricultura informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados para análise.
Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal, incluindo o Rio Grande do Sul.
A Secretaria da Agricultura orienta a população para que, caso receba sementes pelo correio, não plante, não descarte no lixo ou esgoto, nem no meio ambiente. O pacote deve ser entregue nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária da Seapdr ou unidades do Ministério da Agricultura.