Ao chegarmos ao final de 2019, afirmamos que vivenciamos muitos desafios, experienciamos acertos, erros, mas não desistimos e seguimos firmes nossa jornada, empreendendo, crescendo, prosperando. Nossa gratidão pelos feitos, espetacularmente bem feitos. Hoje, mais evoluídos, abracemos com inteireza o ano que se inicia – 2020 -, com a certeza de que viveremos cada dia desempenhando com competência os nossos papéis de aprendizes e mestres. Nascemos para aprender.
O aprendiz é aquele que tem energia, vigor, criatividade para ousar, descobrir, aprender e incrementar novas formas do fazer. O mestre é aquele que vivenciou situações das mais diversas, conquistou resultados, adquiriu experiência, sabedoria, têm mestria nos assuntos e prazer no transmitir, ensinar, compartilhar.
Assim, como a moeda só existe porque tem cara e coroa, o aprendizado só acontece porque tem aprendiz e mestre, eles se complementam, um necessita do outro para existir. Considerando o momento, vamos com muita garra, determinação, coragem, ousadia, começar o ano de 2020 com disposição para aprender, estar aberto para receber, trocar, conhecer, aprimorar, romper limites, ensinar, compartilhar, doar, aprender sendo ensinado, aprender ensinando.
Comecemos agora a elaborar o nosso Projeto de Vida escrevendo numa folha, no celular, no tablet…oito metas que gostaríamos de ver cumpridas durante o ano que está prestes a iniciar. Das oito, priorize cinco. Das cinco, priorize três. Até o dia 31 de dezembro, converse com elas, valideas, se sentir necessidade de retificá-las, faça, altere, mas escolha as metas que realmente fazem sentido para você e farão diferença em suas vidas.
Nos próximos dias detalhe cada uma delas em ações menores e estipule como fazê-las e em que prazo. Dessa forma, você, através do seu “aprendiz”, fará o seu Projeto de Vida e o seu “mestre”, com experiência, sabedoria, fará cumprir o que foi planejado, no tempo determinado. Ao final de cada mês reavalie o cumprimento de suas metas e replaneje, se necessário.
Como aprendizes, estejamos sempre abertos, pois tudo o que nos chega, vem para compor, somar, complementar, multiplicar, agregar, potencializar. Pois é sabido que todo conhecimento, vivência, experiência nos modifica, nos transforma, nos permite evoluir. E o fantástico desse processo é que ao aprendermos algo novo estamos prontos a ensinar e a vida nos convida a assumir a responsabilidade para multiplicar, garantir o processo de melhoria contínua em todos os segmentos.
Desejo a cada um de vocês, amigo leitor, que tenha um Natal de renascimento para reviver um novo ser com muito entusiasmo, determinação, coragem, ousadia, atitude para cumprir com excelência de resultados as metas fixadas no seu Projeto de Vida, assumindo como aprendiz e mestre o papel de artista principal – protagonista -, de sua história de vida.
Faça, em cada dia do ano que está prestes a iniciar, descobertas no caminho, sabendo que na jornada encontrará dificuldades, adversidades, problemas próprios do percurso. Continue firme e destemido seguindo o seu Projeto de Vida, busque ajuda se necessário, encontre soluções e siga confiante agindo, fazendo o seu melhor, deixando legado de sucesso. Feliz 2020!


João Paulino Quartarola é administrador de empresas, especialista em psicanálise clínica e personal coach. O e-mail de contato é o jpquartarola@terra.com.br.

Compartilhar matéria no