Companhias afirmam usar a ‘tática’ para melhorar a publicidade

As empresas MindSift e Cox Media Group (CMG), ambas dos Estados Unidos, confessaram publicamente que “escutam” seus usuários, por meio do microfone dos celulares. A revelação foi divulgada pelo site 404 Media, em 14 de dezembro.

Essas companhias justificaram o ato para “entenderem” o conteúdo e direcionar publicidade a essas pessoas através de anúncios.

A CMG chamou essa prática de “Audição Ativa”, que é capaz de identificar consumidores “a partir de conversas casuais em tempo real”.

Essa prática era realizada com microfones instalados em smartphones, TVs inteligentes e outros dispositivos.

“O que significaria para a sua empresa se você pudesse atingir clientes potenciais que estão discutindo ativamente a necessidade de seus serviços em suas conversas diárias? Não, não se trata de um episódio de Black Mirror — são os dados de voz, e a CMG tem os recursos para usá-los a seu favor”, dizia a empresa em seu site, até deletar a página depois do contato com o 404 Media.

Black Mirror é uma série de TV em que aborda de modo “satírico” a relação entre a sociedade e a tecnologia. A referência da CMG seria ao episódio “Joan é Péssima”, quando uma empresa de streamingreproduz situações da vida da personagem Joan.

A MindSift fez uma afirmação semelhante. Dois dos três fundadores da empresa disseram publicamente, no podcast “Real Business Roundtable”, que a tecnologia da companhia ouve conversas de usuários. 

Black Mirror é uma série de TV em que aborda de modo “satírico” a relação entre a sociedade e a tecnologia. A referência da CMG seria ao episódio “Joan é Péssima”, quando uma empresa de streamingreproduz situações da vida da personagem Joan.

A MindSift fez uma afirmação semelhante. Dois dos três fundadores da empresa disseram publicamente, no podcast “Real Business Roundtable”, que a tecnologia da companhia ouve conversas de usuários. 

“Eu vou dizer, tipo, ‘Ei, você já falou algo e viu um anúncio disso?’. Nós somos os caras. Somos nós”, comentou Andy Galeshahi, vice-presidente da MindSift. “Distribuímos a tecnologia, que está conosco há um tempo, mas a tocha já foi passada”, acrescentou. 

O site da MindSift confirma que faz essa escuta por meio de tecnologia de análise de dados de voz de milhões de dispositivos. 

Conforme o 404 Media, a MindSift revelou que “é possível saber exatamente quando alguém está em busca de algo no mercado para praticamente qualquer produto ou serviço em tempo real, o que dá à empresa de vendas uma vantagem significativa sobre a concorrência”.

Como evitar alguém, ou uma empresa, “escutar” pelo celular

Tanto o Google (dono do Android) quanto a Apple (dona do iPhone) permitem que usuários desativem o uso do microfone para alguns aplicativos.

Como desativar a câmera e microfone de alguns aplicativos no sistema Android:

  • Deslize de cima para baixo na tela duas vezes;
  • Toque no bloco da câmera ou do microfone para desativar o acesso a eles;
  • Caso os blocos não estejam lá, toque em Editar ou Adicionar na parte de baixo das Configurações Rápidas;
  • Toque e arraste o bloco para adicioná-lo às Configurações rápidas.

Saiba como desativar essas funções no iPhone:

  • Acesse Ajustes, e clique em Privacidade e Segurança;;
  • Toque em um recurso de hardware, como Câmera, Bluetooth, Rede Local ou Microfone.
  • Ainda, os dois sistemas acusam quando algum aplicativo está usando a câmera ou voz. No Android, um ícone verde vai aparecer no topo da tela. Já no iOS, o ícone verde significa que a câmera está em uso e o ícone laranja, o microfone.
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Empresas de marketing dos EUA confessam ‘escutar’ usuários pelo celular