Nesta semana o escritor, pastor Marcos Kopeska, trouxe ao público a edição ampliada, do que até então era um livreto, o Superando a Dor no Luto. Kopeska e a editora AD Santos, entenderam que o momento exige materiais que tragam consolação e alento às centenas de milhares de famílias que choram a perda dos seus queridos, dizimados pela Covid 19.
O trabalho aborda o conceito de luto como um processo pelo qual passamos quando enfrentamos perdas, sejam elas quais forem. A falência, a ruptura do noivado, a mudança de cidade ou a perda de um querido que faleceu, desencadeia o processo que chamamos de luto.
O luto não é a perda em si, mas sim, os passos que se seguem até chegar à superação. Quando o leitor fica ciente das etapas do luto, terá a consciência de que já caminhou um pouco por esta escarpada trilha, bem como terá noção daquilo pelo qual ainda irá passar. Isso lhe traz maior segurança. Cada etapa do luto tem seus cuidados e o autor motiva o leitor a não estacionar numa etapa. Quando não é devidamente processado, acaba por ser o que chamamos de “luto crônico” e adoentar aquele que sofreu a perda.
O livro também traz insights interessantes como por exemplo, o que e como falar às crianças, como levar a notícia do falecimento e os procedimentos burocráticos que os familiares seguem após a perda. O autor é curitibano, radicado em Marília desde 2005, pastor da IPI e pós graduado em Terapia Familiar.
Em Marília, o livro está ao dispor dos leitores na Livraria Livros e Livro (Confiança Esmeralda) ou pelo email: mkopeska@gmail.com