Você consegue imaginar um aparelho auditivo que traduz idiomas e emite alertas para seus familiares em caso de quedas?
Com recursos de AI (Inteligência Artificial), chega ao Brasil o primeiro aparelho do mercado: o VIA AI, que traduz até 27 idiomas e dispara um alerta caso o usuário sofra uma queda. O lançamento tem a proposta de utilizar a alta tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva.
 
SENSORES E APP
Uma das principais diferenças desse novo conceito em aparelhos auditivos são os sensores, que proporcionam um monitoramento das atividades executadas pelos usuários. Os sensores tem as informações identificadas em um aplicativo, chamado THRIVE! Esse APP (gratuito para os smartphones das plataformas iOS e Android) traz ao usuário a possibilidade de interargir e controlar algumas regulagens preferidas por ele diretamente em seus aparelhos auditivos.
As regulagens nos aparelhos auditivos também administradas pelo próprio paciente proporcionam maior conforto e audibilidade, conforme o ruído do local em que ele se encontra, em tempo real.
 
VIDA SAUDÁVEL
O usuário do VIA AI conta com um incentivo aos hábitos saudáveis, pois o APP conectado ao seu aparelho auditivo oferece como recurso o oferecimento de pontuações de acordo com atividades executadas – passos diários, movimentações corporais e atividades físicas. São três tipos de pontuações: corpo, cérebro e bem-estar.
Também é possível monitorar a frequência cardíaca e pontuar inclusive as atividades do cérebro que envolvam o desafio de uma conversa em ambientes ruidosos, mostrando os benefícios de usar um aparelho auditivo por mais tempo e quanto tempo o usuário está ouvindo ativamente e interagindo com outras pessoas.
 
TRADUÇÃO EM 27 IDIOMAS
Com o VIA AI e o APP Thrive, o usuário terá acesso a um tradutor simultâneo para até 27 idiomas em áudio e texto.
 
DETECTOR DE QUEDAS
Com os sensores desse aparelho auditivo, que ficam no nível da orelha do usuário, é possível detectar a ocorrência de uma queda inesperada. Se isso acontecer, uma mensagem de alerta é imediatamente enviada e o usuário pode escolher cancelar ou ligar para seus contatos de emergência registrados, bem como o envio de sua localização. Desta forma o socorro chegará mais rapidamente.
 
FONOAUDIÓLOGO E PACIENTE
O VIA AI possui recurso de acesso remoto através do armazenamento em nuvem (cloud computing), que permite ao fonoaudiólogo responsável pelo usuário realizar ajustes na programação do aparelho auditivo, sempre que solicitado, a qualquer distância e sem que o paciente precise se deslocar até uma clínica.
 
GRUPO MICROSOM
O aparelho chega ao Brasil através do Grupo Microsom, distribuidor exclusivo da marca americana AudioSync, pertencente ao fabricante Starkey Hearing Technologies que estabeleceu um centro avançado de P&D em Tel Aviv, Israel. A equipe israelense, que completa o time que fica na sede do fabricante, em Minneapólis (EUA), está focada na tecnologia de biossensores, desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de processamento de sinais.
Esse lançamento será chamado de VIA AI, um aparelho auditivo com tecnologia inovadora, que traz recursos que vão muito além da amplificação sonora e que já se encontra em fase de certificação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a previsão de comercialização do produto é para o segundo semestre de 2019.
O Grupo Microsom Aparelhos Auditivos nasceu com o objetivo de tratar de forma mais humana as pessoas com deficiência ou perda auditiva. Ao longo do tempo agregou diversas soluções, como aparelhos para zumbido e aparelhos para apneia do sono, ampliando, assim, sua missão de promover qualidade de vida para as pessoas. Ao todo, já conta com cerca de 65 pontos de atendimento distribuídos por diversos Estados brasileiros.

SAIBA MAIS
Conheça esses e muitos outros recursos do VIA AI – na Ama Marília, representante exclusiva do Grupo Microsom que fica na Rua Alvarenga Peixoto, 90, Jardim Maria Izabel. Os telefones de contato (14) 3104-8800 e (14) 98131-3254.
 

Compartilhar no