Por 17 anos, Mônica Quintino se dedicou ao setor bancário. Mas, para poder estar mais presente na criação dos filhos, encerrou essa carreira. Neste ínterim, a família resolveu construir uma casa. Na época, Mônica foi apresentada a uma administradora de obras, contudo, devido à sua afinidade com o segmento, optou por administrar por si mesma.
“Foi quando me descobri nessa nova profissão”, define. O início não foi livre de percalços. “Um evento que marcou minha trajetória foi quando, bem no início, ouviu de um profissional do ramo da construção que minha carreira não daria certo, porque eu era mulher. Nunca esqueci isso, mas não me deixei abater”.
Para se aperfeiçoar, Mônica realizou um curso de leitura de projetos, que a auxilia na execução das obras de acordo com os projetos elaborados por arquiteto e engenheiros estruturais, e assim possa atuar em consonância com construtor, encanador, eletricista e outros profissionais envolvidos no processo.
Entre os momentos decisivos dessa nova trajetória, Mônica elenca a reforma no imóvel no qual se localiza hoje a Clínica de Reprodução Humana – FIV, localizada na travessa da Avenida Rio Branco com a Rua 24 de Dezembro.
“Foi um grande desafio, ao mesmo tempo em que provou minhas próprias habilidades. Estudei muito, me dediquei e tive capacidade para enfrentar todas as situações que uma obra de tamanha complexidade, como uma clínica médica com laboratório de padrões internacionais. Foi naquele momento que tive plena convicção de que havia escolhido a carreira certa”, declara.
“Ainda não atingi o sucesso que almejo obter, mas acredito que uma característica que me permitiu chegar onde estou hoje é a persistência. Acredito que essa é uma característica bastante presente nas mulheres, que buscam alcançar seus próprios sonhos. Não desistimos até chegar lá”.
 
SOBRE MÔNICA QUINTINO ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS
Criada há cinco anos, a empresa de prestação de serviço Mônica Quintino Administração de Obras tem foco na execução de obras que colocam projetos de arquitetos e engenheiros em prática, através de equipes de construtores, hidráulica, elétrica e diversos outros segmentos de mão de obra, além de realizar cotações de produtos apresentando Mônica Quintino Administradora de Obras ao cliente quais os melhores preços negociados, por exemplo.
“A proposta é absorver a carga da administração diária de uma obra. Eu me preocupo com os mínimos detalhes da construção e, caso assim desejar, o proprietário entrará na casa apenas no momento em que ela estiver limpa, com todas os acessórios instalados”, ilustra.
Nas reformas, o cuidado da administradora é ainda redobrado para preservar a segurança e a privacidade da família, que poderá continuar a executar sua rotina. Mônica destaca o fato do serviço ser executado por uma mulher como um diferencial.
“Sabemos que 99% da mão de obra bruta é masculina. Vivemos situações em que precisamos conquistar o respeito, mas o fato de ser mulher também ajuda a oferecer um outro olhar para a construção, mais detalhista. A mediação de conflitos internos que podem surgir entre os prestadores de serviço pode ser pacificada rapidamente quando a sensibilidade feminina entra em campo para fazer a mediação”, afirma.
Entre as mais recentes obras administradas destacam-se as entregues, Clínica Inmulti, na Rua Carlos Botelho, bairro Maria Isabel, e também a residência no condomínio Terras da Fazenda, ambas com projeto do arquiteto Ronen Gomes; e também a obra em fase de finalização no condomínio Vila Flora II, do arquiteto Ricardo Salomão.
A administradora destaca ainda a atuação que visa somar na relação entre arquitetos, engenheiros e proprietários. “Atuo como facilitadora não apenas para o cliente, mas também para o profissional da construção. Podemos colaborar para filtrar demandas, permitindo que o arquiteto possa focar em seu escritório e o cliente possa viver sua rotina de trabalho sem as ‘dores de cabeça’ que uma obra representa. Sou uma aliada para solucionar o maior número de problemas, aliviando ambos os lados, buscando a fluidez da construção”.
 
Saiba Mais
Para mais informações sobre Mônica Quintino Administração de Obras entre em contato pelo telefone (14) 99704-1632.

Compartilhar matéria no