Apesar da pandemia, que mudou a realidade financeira de muitos paulistas, o Dia das Mães não deve passar batido. Uma pesquisa realizada com usuários de linha pré-paga da operadora TIM em todo o Estado de São Paulo, por meio de uma plataforma que bonifica com dados os participantes das enquetes, indica que 73% dos quase 8 mil participantes pretendem comprar um presente em celebração à data.
A pesquisa identificou que boa parte dos entrevistados espera investir de R$ 20 a R$ 100 (37%) e de R$ 101 a R$ 300 (21%). Ainda há uma parcela de consumidores que pretende dedicar uma maior parte do orçamento a itens de maior valor agregado: 8% desejam gastar entre R$ 301 e R$ 800, enquanto 5% vão procurar opções entre R$ 801 e R$ 1,2 mil. Permanecem como presentes mais populares as roupas (28%), os perfumes (21%) e os acessórios (13%). Já o celular está em sétimo lugar no ranking, com 6% do total.
Forma de pagamento
Os participantes da pesquisa opinaram ainda sobre qual é a forma preferida de pagamento, e o tradicional dinheiro ficou com o primeiro lugar (56%). Os meios mais modernos de pagamentos também aparecem entre as opções, mesmo que de forma mais modesta. Em segundo lugar está o cartão de débito (16%), em terceiro, crédito (12%) e, na sequência, PIX (9%). A pesquisa, realizada entre os dias 30 de abril e 2 de maio, também questionou sobre o canal de compra. De novo, a tradição levou a melhor. As lojas físicas serão procuradas por 55% dos paulistas. Ainda que a renda da maioria dos participantes tenha encolhido com a pandemia (48%), segundo a pesquisa, a data deve servir de alento ao segmento varejista.