Recente pesquisa realizada pela Universidade de Zurique, na Suíça, e publicado pela JAMA (Journal of the American Medical Association) Network, aponta uma melhora na qualidade e aumento nas horas de sono dos adolescentes, durante o período de isolamento social, em decorrência do período pandêmico, no qual os estudantes passaram a ter aulas on-line.
De acordo com a análise, por dia, os alunos passaram a dormir 75 minutos a mais. Para os pesquisadores esse acréscimo pode estar relacionado ao tempo de deslocamento deles até a escola. Durante os três meses em que as escolas se mantiveram fechadas, os adolescentes levantaram cerca de 90 minutos mais tarde nos dias letivos e foram para a cama, em média, apenas 15 minutos depois. A pesquisa entrevistou 3.664 estudantes via questionário on-line.
Caso seja do seu interesse, gostaríamos de colocar à disposição o médico psiquiatra Caio Bonadio, do Vigilantes do Sono, para falar em detalhes dos benefícios e da importância de ter uma boa qualidade de sono.

Sobre a Vigilantes do Sono
Com pouco mais de um ano de atuação, a Vigilantes do Sono tem um programa digital voltado para melhorar a qualidade do sono e com a primeira plataforma de telemonitoramento dedicada a profissionais de saúde, agora com uma solução efetiva para tratar o sono de seus pacientes. O conteúdo é baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I) e foi desenvolvido pelos engenheiros Lucas Baraças e Guilherme Hashioka da Poli-USP e Laura Castro, psicóloga do sono pela Associação Brasileira do Sono e Sociedade Brasileira de Psicologia. Mais informações no site.

Compartilhar matéria no
Sono de adolescentes apresenta melhora com ensino à distância, segundo pesquisa
O estudo realizado pela Universidade de Zurique, na Suíça, aponta melhora na qualidade de sono dos jovens, em decorrência do ensino à distância