Realizada por cirurgiões bucomaxilofaciais, a cirurgia ortognática é uma intervenção com finalidades funcionais e estéticas, que repara deformidades que envolvam ossos da face e também os dentes. Até pouco tempo atrás, esse complexo procedimento era realizado de forma totalmente artesanal, o que exigia diversas fases do processo, todas de extensa execução. Contudo, com a evolução da tecnologia – que a cada dia encontra novas aplicações na saúde – tornou-se possível realizar ações como o escaneamento bucal e o planejamento 100% digital. E estes procedimentos já estão disponíveis para o público de Marília e região.
De acordo com o cirurgião buco-maxilofacial Cláudio Maldonado Pastori, diretor técnico do IROM – Instituto de Reabilitação Oral e Maxilofacial, as tecnologias atuais permitem a eliminação de algumas etapas e a incorporação de diversos benefícios. “Antes era preciso realizar o procedimento de moldagem do paciente e enviar para o laboratório, que faria o modelo em gesso. Hoje é possível escanear a boca com um equipamento digital, muito mais confortável para o paciente e com resultados muito mais precisos. Já os moldes são fresados por uma impressora 3D, garantindo uma reprodução milimetricamente precisa”, descreve.

Outro ponto destacado é a utilização de fotos e tomografias para o planejamento. “Estes materiais alimentam um software especial, chamado Dolphin, que inclusive permite sobrepor as imagens fotográficas e tomográficas do paciente. Nesse programa podemos traçar guias cirúrgicas de forma totalmente digital, ou seja, temos um planejamento tridimensional, com resultados muito mais precisos do que aquele que utilizávamos anteriormente, feito de forma manual, com imagens bidimensionais”, completa.
Pastori explica que estes avanços trazem informações com um nível de detalhamento nunca antes imaginado, além de permitir planejamento e confecção de placas com precisão minuciosa, o que, sem dúvida, traz mais segurança e agilidade para a cirurgia, beneficiando profissionais e pacientes, pois elimina o erro humano do processo. Além da cirurgia ortognática, outros procedimentos são beneficiados com as novas tecnologias, tais como os planejamentos de cirurgias de trauma, reconstruções pós-ressecção de tumor, entre outras possibilidades.

SAIBA MAIS
O cirurgião buco-maxilo-facial Cláudio Maldonado Pastori (CRO-SP 36750) é diretor técnico do IROM – Instituto de Reabilitação Oral e Maxilofacial. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-MaxiloFacial, membro do Conselho Mexicano Cirurgia e Traumatologia Buco-MaxiloFacial e membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Marília e Hospital Universitário Unimar, com mais de 80 trabalhos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. (Lattes completo: goo.gl/r2Aswn). O IROM fica na Rua Quinze de Novembro, 1058. Os telefones para contato são (14) 3422-5944 e (14) 99778-8288 (WhatsApp). Acesse: www.clinicairom.com.br

Compartilhar matéria no