Em um ano de mudanças radicais na rotina da população mundial, a casa se tornou o local onde as pessoas passam mais tempo. Em 2020, o espaço de convivência das famílias ficou restrito ao ambiente residencial, o que despertou a atenção não só para pequenos reparos e reformas, mas também para a importância dos ambientes proporcionarem sentimentos positivos como aconchego, tranquilidade e bem-estar, acalmando a ansiedade e as tensões de um cenário pandêmico, além de trazerem a alegria da renovação e das cores que sempre energizam.
Na decoração, as cores têm um papel fundamental, inclusive, sendo capazes de ajudar e muito na melhoria do bem-estar. A casa se tornou o refúgio definitivo do mundo, e o uso das cores é a melhor maneira de criar um paraíso pessoal.
“As cores são capazes de influenciar as sensações, reações e o comportamento das pessoas. Por isso, apostar na renovação sem medo de errar só traz benefícios para as pessoas que convivem nestes ambientes revitalizados através das cores”, ressalta Flavia Sá, diretora de marketing da Tintas MC, maior rede varejista de tintas do Brasil.
Para 2021, as grandes fabricantes de tintas lançaram suas paletas com atenção especial aos tons que trazem para dentro do ambiente a sensação de calma e suavidade, sem perder o dinamismo da tecnologia e conectividade, pontos que também ficaram em evidência em 2020.
A especialista destaca as cores já lançadas por 3 grandes fornecedores. A Coral, por exemplo, traz como cor do ano 2021 a cor Pedra Esculpida – um tom neutro quente e natural que traz calma. É também um tom versátil que deixa outras cores brilharem. Cor ideal para quem busca aconchego em qualquer ambiente. A Suvinil lança como cor de 2021 a cor Meia Luz, um rosa violetado que fica no meio da paleta do por do sol, trazendo uma sensação mística, mutante, de recomeço. E a Sherwin Williams traz a cor Bronze Conectado, um tom de bronze sofisticado e aconchegante, uma cor reconfortante, ideal para quem busca uma sensação de relaxamento e serenidade.


A especialista da Tintas MC destaca que não existem regras quando o assunto é ‘Qual a melhor cor para cada ambiente?’.
“A melhor cor é aquela que transmitirá a sensação que a pessoa busca”. Cada cor traz características específicas, como o otimismo do amarelo, a energia do laranja, a calma do azul, mas tudo isso pode depender da intensidade da cor, se ela é mais pura, ou mais acinzentada, dentre outros fatores. E o momento da escolha das cores é sempre uma viagem encantadora”, diz Flávia.
Outra grande aposta que chegou para ficar são os efeitos decorativos, como o efeito cimento queimado, que virou o queridinho dos arquitetos e consumidores. Uma opção que traz modernidade aos espaços, cria ambientes sofisticados, tecnológicos e extremamente versáteis. O cimento queimado por si só é uma excelente opção de decoração para qualquer tipo de ambiente, seja ele residencial ou comercial. Pinturas geométricas e pinturas orgânicas também são uma grande aposta para quem deseja criar ambientes cheios de personalidade.
“As possibilidades são infinitas, a cor é sempre uma celebração em qualquer ambiente. Renovar com tinta além de ser mais fácil, normalmente é mais barato. Pois muitas vezes, uma única parede que muda de cor, muda tudo”, finaliza Flavia Sá, diretora do Grupo Aliar e Tintas MC.

Compartilhar no
Tendências na decoração 2021: tons que priorizam o bem estar mental, físico e espiritual