No dia em que é comemorado mundialmente o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, a cooperativa reforçou o cuidado com os profissionais que estão na linha de frente do atendimento e cuidado com o próximo.

Já imaginou o que seria do setor da saúde sem o profissional da enfermagem, ou já parou para agradecer pelas enfermeiras que cuidaram de você em algum momento da sua vida?

Os enfermeiros são os protagonistas do sistema da saúde e mais do que aliados, são os braços direitos dos médicos. Em tempos de pandemia, não medem esforços para cuidar e são essenciais por sua dedicação e valorização à vida de milhares de pessoas. O sucesso de um tratamento médico, tem muita participação e empenho do profissional da enfermagem.

A Unimed Marília conta atualmente com diversos profissionais entre enfermeiros e técnicos distribuídos nas Unidades do Pronto Atendimento, Espaço Viver Bem, Serviço de Atendimento Domiciliar, Atenção Plena a Saúde e Centro de Especialidades Médicas, e a cooperativa investe em capacitação constante para que o Jeito de Cuidar Unimed e atendimento humanizado permaneçam sempre em evidência.  

Para homenagear todos os profissionais que vêm se dedicando incansavelmente, a Unimed Marília organizou uma ação de agradecimento. Um mural foi montado na entrada da sede para que mensagens sejam depositadas enaltecendo a importância do papel desenvolvido pelos enfermeiros nos dias atuais. As mensagens serão entregues aos enfermeiros. Também foi feito um painel backdrop personalizado com asas de anjo, representando o papel desempenhado por eles e que irá circular por todas as Unidades.

Dia 12 de Maio
O Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, é comemorado mundialmente em homenagem a Florence Nightingale, reconhecida como marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 2020 como o ano dos profissionais de enfermagem.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão vem ganhando um novo significado no último ano por conta da pandemia do novo coronavírus e muito mais admiração por parte da população.
 
As Vozes da Unimed Marília
No dia 12 de maio queremos agradecer todos os esforços das equipes que estão na linha de frente, dando todo suporte necessário. Representando tantos enfermeiros e enfermeiras, escolhemos uma de cada Unidade para deixar uma mensagem.

Para Rosiane de Cássia da Silva, Enfermeira na Atenção Plena à Saúde (APS)  “Ser Enfermeira me proporciona renovação diariamente, cada cuidado prestado me impulsiona a cada vez mais me dedicar ao próximo. A enfermagem é assim, simplesmente se resume na vida, o dom mais precioso que temos e poder transformar a vida dos nossos pacientes não tem preço.
A Enfermagem representa amor, cuidado, dedicação, empatia e transformação. Desejo a todos colegas, resiliência, que mantenham sempre acesa a esperança e o amor ao próximo. Parabéns a todos e minha palavra a toda equipe é gratidão, por fazer parte desta família, que não importa a quem, ou como, está sempre pronta para cuidar!”

Para Bruna M. de Moraes Oliveira do Centro de Especialidades Médicas (CEM)“A Enfermagem é ser, estar, sobreviver e poder transformar por meio do cuidado a realidade humana respeitando a singularidade.
Enfermagem é prover serviços vitais, que auxiliam na terapêutica do corpo, da alma e da mente dos nossos pacientes, familiares e equipe de trabalho. Gratidão, comprometimento, respeito, compaixão e muito amor simbolizam os aprendizados da minha profissão!”

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração” Colossenses 3:23”

Para Luciane Montenegro de Rossi Rezende, Enfermeira no Espaço Viver Bem (EVB) “A enfermagem é a arte de cuidar, e nós somos os artistas dessa ciência complexa e indispensável na saúde. Eu assim como toda enfermeira fui atraída para essa área pelo desejo de cuidar, servir e ajudar, e o que eu mais quero em minha profissão é evitar a perda de um paciente, ao mesmo tempo que desejo acelerar o processo de cura usando cuidado e amor. Escolhi ser enfermeira e me dedicar à saúde, porque respeito à vida. Amo o que faço e faço com muito amor!”

Para Mara Cristina Pereira Costa Coordenadora do Pronto Atendimento (PA) “A enfermagem para mim é amor expresso no cuidado, uma forma de ajudar e contribuir para com a sociedade e para meu próprio desenvolvimento como ser humano. Vejo através da enfermagem uma forma de servir ao próximo. Parabenizo todos os colegas e agradeço os esforços e dedicação”.

Para Grazielle Berto Costa Rodrigues Enfermeira Coordenadora do Serviço Atendimento Domiciliar (SAD) “Para mim ser enfermeira representa força e coragem! Sinto uma gratidão imensa em poder todos os dias colaborar com o próximo, mesmo que nem sempre tenhamos apenas dias felizes, pois temos também dias muito difíceis, cansativos e envolvidos de muita emoção, mas o mais importante é fazermos com amor e dedicação, pois assim sempre dá certo! Aos colegas, deixo o meu muito obrigada pela parceria e dedicação e parabéns pelo nosso dia!”.

Compartilhar no
Unimed Marília presta homenagem aos profissionais pelo Dia Internacional da Enfermagem