O UNIVEM, por meio dos cursos do Instituto Superior de Tecnologia (IST), Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Design Gráfico, realizou no último sábado (01), na zona Oeste de Marília, uma Pesquisa de Campo junto aos estabelecimentos comerciais e moradores com o objetivo de identificar as principais demandas da região. 
 
A atividade de extensão conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) e Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e do Desenvolvimento Econômico, órgãos que atuam na organização e promoção do empreendedorismo local, na coleta da interpretação de dados estatísticos da economia empreendedora de Marília, na orientação para abertura de novos negócios, bem como nas ações que visam promover a redução da atuação do mercado informal. 

Segundo o Coordenador do Instituto Superior de Tecnologia (IST), prof. Leandro Tenório, a pesquisa de campo proporciona aos alunos o contato direto com o meio de atuação profissional, neste caso, o mercado e os empreendedores. Um dos objetivos é mapear quesitos que facilitarão o acesso de moradores e empresários a produtos e serviços, que preferem fazer compras sem precisar se deslocar para a região central da cidade, otimizando esse processo e promovendo a economia desta região.

Há quatro anos, pesquisa semelhante foi realizada pelo IST/UNIVEM no bairro Santa Antonieta, zona Norte de Marília, identificando o perfil econômico desta região. Entre as principais demandas apontadas estava a instalação imediata de uma agência bancária para atender aos comerciantes e moradores, fato que se consumou após evidência científica provocada pelo IST/UNIVEM. “Nosso objetivo é levar a pesquisa para todas as regiões da cidade. A atividade vem em encontro com a missão do Centro Universitário que é contribuir para uma formação humanista, inserindo os alunos nas necessidades do meio em que vivem, capacitando-os a atuar na construção de uma sociedade qualitativamente melhor e socialmente justa”, frisou. 

Para o Coordenador Adjunto dos Cursos de Gestão do IST, prof. Guto Hillmann, além de reforçar o conteúdo programático, a pesquisa de campo proporciona aos alunos viver a experiência prática de parte dos conceitos trabalhados em sala, sendo este um dos propósitos dos Cursos Superiores de Tecnologia.

PRÓXIMO PASSO – A partir da produção dos relatórios, gráficos e interpretações feitas pelos alunos sob a orientação dos docentes, os dados vão ser apresentados aos empresários, moradores e convidados que poderão conhecer a realidade do bairro, as oportunidades e as necessidades dos moradores daquela região em relação aos serviços existentes e planejamento de ações que possam atrair novos investidores.
Compartilhar matéria no