O Setembro Verde terá diversas ações organizadas pela Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes) da Santa Casa de Marília. A abertura da campanha, que tem como principal objetivo chamar a atenção da população para a importância da doação de órgãos e tecidos, acontece às 10h deste dia 1º de setembro (quinta-feira), no salão de reuniões do hospital, com a presença de representantes da direção e funcionários.
Depois de dois anos críticos de pandemia de Covid-19, em que foram realizadas carreatas, até para evitar aglomerações, este ano está de volta a “Caminhada pela Vida”, dia 1o de outubro (sábado), às 9h, com saída defronte à praça da Emdurb – avenida das Esmeraldas – e itinerário até o Polysport, retornando ao ponto inicial.
Palestras sobre doação de órgãos com membros da Ciht já estão confirmadas no dia 6 de setembro (terça-feira), às 19h, no Colégio Esmeralda e no dia 21 de setembro, às 18h, no Laboratório Osvaldo Cruz.
Em 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, ações serão desenvolvidas na própria Santa Casa de Marília para orientar os funcionários da instituição a serem multiplicadores de informações para salvar vidas.
Os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estarão iluminados na cor verde neste mês de setembro para chamar a atenção para a importância da campanha.“A campanha Setembro Verde foi criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, além de incentivar uma postura proativa dos familiares, pois apenas a família do paciente pode autorizar a doação. Por isso, a importância de informar os familiares sobre a vontade de ser um doador. Pela legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Desta forma, a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários”, ressaltou a coordenadora da Ciht da Santa Casa de Marília, a enfermeira Marisa Regina Stradioto.