Em reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 30 de março, no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), criado pelo prefeito Daniel Alonso na última sexta-feira, dia 27, decidiu estender a quarentena na cidade de Marília até o dia 7 de abril.
O Comitê é formado por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, as entidades de Saúde (Hospital das Clínicas, Hospital Beneficente Unimar, Hospital Espírita e Santa Casa), AMTU (Transporte Coletivo Urbano) Ciesp/Fiesp, cooperativas e associações médicas, Maternidade Gota de Leite, OAB, Polícia Militar, instituições de ensino (Unimar, Univem, Famema e Unesp), representantes da igreja, supermercados, pequenos comércios e shoppings centers.
Todos os segmentos foram favoráveis a manutenção da quarentena até o dia 7 de abril. O único voto contrário foi da AMTU, representante das empresas de ônibus Grande Marília e Sorriso Marília.
Mesmo a quarentena em Marília ter sido iniciada antes da do Estado, o Comitê optou por estender o isolamento social até a próxima terça-feira, coincidindo assim com o decreto estadual, principalmente em razão do aumento dos casos de Covid-19 em todo o estado no último final de semana.
Desta forma, o Plano de Retomada Gradual das Atividades, sugerido na última sexta-feira, dia 27, fica transferido para a partir do dia 7 de abril e seguirá as determinações da OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde e secretarias de saúde do Estado e do município.
Com relação ao comércio, que tinha por sugestão voltar a funcionar na quarta-feira, dia 1º de abril, seguindo algumas determinações, o setor permanecerá fechado até 7 de abril, sendo sugerido para trabalharem nos sistemas “delivery” e “drive-thru”, evitando assim aglomerações nas ruas e avenidas.
Esta decisão foi tomada praticamente por todos os membros do órgão presentes ao encontro desta segunda-feira, como explica o prefeito Daniel Alonso.
“Ficou decidido que o momento é de se investir e equipar os hospitais e os profissionais da saúde. Esta é a hora de cuidar da saúde. O comitê tem representantes de praticamente toda a sociedade, mas principalmente reúne profissionais da saúde. A decisão de estender a nossa quarentena para se igualar à do Estado foi bastante sábia e teve como principal objetivo preservar a saúde do mariliense. A nossa cidade tem feito um grande trabalho de prevenção ao contágio do Novo Coronavírus e só tenho que parabenizar a todos que estão envolvidos”, disse o chefe do Executivo.
Sobre o transporte coletivo fica mantido o que já vinha acontecendo, funcionando para os funcionários de hospitais, unidades de saúde, supermercados, farmácias, indústrias, postos de combustíveis, limpeza e segurança pública.
Com relação à ampliação de prazos de impostos municipais, como IPTU, contas de água, entre outros, o prefeito Daniel Alonso irá se reunir com a equipe econômica e dará uma definição até esta quarta-feira, dia 1º.
A próxima reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus foi marcada para esta sexta-feira, dia 3 de abril, às 9h, no auditório da Prefeitura de Marília. Se houver necessidade antes, os membros serão comunicados.