Em atividade há mais de 50 anos, a UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) da Santa Casa de Misericórdia de Marília é referência no Estado de São Paulo. Ao longo dos anos o setor passou por diversas mudanças e adequações, acompanhando a tecnologia e os avanços na área da medicina. Isso fez com que o atendimento fosse se aperfeiçoando e ganhasse em qualidade.
A unidade está estruturada para receber pacientes com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. O espaço conta inclusive com sala cirúrgica toda equipada para a realização de procedimentos como enxertos de pele, por exemplo.
“Temos um tratamento de pacientes com queimaduras que segue a Portaria nº 1.273 do Ministério da Saúde, adotando sempre as boas práticas de medicina e o que há de mais moderno”, enfatizou a diretora técnica da Santa Casa, Ismênia Torres.
Convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) é mantido pela Santa Casa de Marília na UTQ. Porém, o próprio hospital arca com despesas não cobertas, tendo em vista o grande número de curativos realizados em pacientes de longa permanência. “Utilizamos materiais de alto custo que ultrapassam o valor contratado”.
O cirurgião plástico da UTQ da Santa Casa, João Evaristo Puzzi Bono, ressaltou que a equipe de profissionais da unidade é muito importante para o sucesso no tratamento. “É muita gente trabalhando para que o resultado seja satisfatório, acima de tudo com humanização”.
acordo com normas da Saúde à época. O médico Valter Batista ficou responsável pela unidade até o ano de 1993. Também integrou a equipe médica o profissional Mauro de Marchi.
O início dos anos 1990 foi marcado por mudanças e pela primeira vez se subespecializou a equipe de médicos, passando a ser composta pelo cirurgião plástico João Evaristo Puzzi Bono, pelo intensivista Hugo Victor Coca Jimenez Carrasco e pelo pediatra José Manoel Costa Ribeiro, posteriormente substituído pelo também pediatra Marcelo Santilli.
Nesta época, o hospital enfrentou grave crise financeira e mesmo assim os atendimentos aos queimados nunca cessaram.
Necessitando de melhorias na unidade, a direção da Santa Casa não mediu esforços e no dia 15 de outubro de 2008, auxiliada pelo Ministério da Saúde o hospital conseguiu um Termo Aditivo junto ao governo estadual para a reforma do prédio da UTQ, concluída em 31 de agosto de 2009.
Posteriormente, foram conquistadas as Certificações de Excelência em que a UTQ da Santa Casa foi reconhecida como Centro de Referência em Assistência a Queimados. Ambas foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Diário Oficial da União.
Em 14 de fevereiro de 2011 a UTQ da Santa Casa reabriu as portas e retomou o atendimento de pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Vagas.