As festas de fim de ano neste 2020 serão diferentes. Com a pandemia de coronavírus, os eventos de Natal e Ano Novo exigem cuidados especiais para evitar o aumento da transmissão do vírus.
Apesar do desejo e da simbologia que as festas carregam, o infectologista Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza afirma que este momento deve ser visto com cautela.
“Não é desejável juntar núcleos de famílias diferentes, essa é a regra número um. Mas sabemos que, no final do ano, as pessoas gostam de confraternizações. Então, a ideia é diminuir os riscos e minimizar as chances de transmissão”, explica.
Para o docente da Unesp, a única forma de se proteger é comemorar apenas com pessoas do seu convívio.
“Se a festa de fim de ano for com as pessoas que você já convive diariamente em sua casa, tudo bem. São pessoas que você já conhece e confia, daí sabe que não estará se expondo”, complementou.
Para garantir sua segurança, a D Marília trouxe dicas elaboradas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de como se proteger do coronavírus nas festas de fim de ano e o que levar em consideração na hora de preparar os eventos. Confira:

- Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo
- Tenha um saquinho para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo
- Tenha uma máscara limpa extra para o caso de necessidade de trocar após certo tempo de uso, umidade ou sujeira
- Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes
- Evite apertos de mão ou abraços
- Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados e evite o uso de ar-condicionado
- Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou álcool
- Não compartilhe objetos, como talheres ou copos
- Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados, como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas, lave as mãos com água e sabão ou álcool
Mantenha seu ambiente mais seguro
- Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si
- Oriente os convidados a levarem suas próprias máscaras
- Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente
- Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado
- Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos
- Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas
- Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de toalhas de pano
- Disponibilize álcool em gel nos ambientes
- Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.