Mesmo sem nenhum caso oficial do Coronavírus, Marília vivencia uma situação delicada do Covid-19 e Fake News. Diariamente dezenas de supostos casos confirmados são compartilhados aleatoriamente através de mensagens falsas via WhatsApp e nas redes sociais.

Durante a coletiva de imprensa convocada pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) na última sexta-feira (20), ocasião que o Chefe do Executivo decretou estado de calamidade pública na cidade, o político foi indagado pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende (PSD), sobre a especulação que a Vigilância Epidemiológica Municipal estaria omitindo informações sobre o vírus.

“Drta. Alessandra, eu tenho tido alguns questionamentos, eu já manifestei minha posição da impossibilidade que isso acontecesse, mas tenho sido questionado. Se esses números que estão sendo divulgados, existe alguma possibilidade de estarmos [O Poder Público] sonegando alguma informação?”, indagou Rezende.

Antes da resposta da enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Daniel Alonso assumiu o microfone e garantiu que não existe omissão de informações no Plano de Contingência de Marília.

“Só respondendo ao presidente da Câmara, essa pergunta que foi direcionada para Alessandra, eu posso responder. Eu fico o dia inteiro no pé com relação a fidelidade das informações e dos boletins dos casos. Você pode ter certeza presidente que esse pessoal leva isso muito a sério. Não há sonegação de informações em hipótese nenhuma”, garantiu o prefeito.

Confira o momento da indagação do presidente Marcos Rezende:

Contra a Fake News

Para melhor orientar o leitor, antes de compartilhar e divulgar novidades sobre o Coronavírus em Marília, é necessário checar a informação. A Vigilância Epidemiológica Municipal é a responsável por apresentar a real situação da doença.

O órgão divulga as informações duas vezes ao dia, ao meio dia e às 17h. Os dados estão no site marilia.sp.gov.br/coronavirus, inclusive com o mapa dos casos suspeitos registrados na cidade.

Compartilhar matéria no
‘Não há sonegação de informações em hipótese nenhuma’, garante Daniel Alonso