A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo divulgou um estudo que indica que o número de casos do Covid-19 cresceu no Interior devido os baixos índices de isolamento social durante abril.

O levantamento foi divulgado na terça-feira (5) para comunicar a situação vulnerável para todos os municípios do estado.

“O estudo, baseado a partir de informações do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), aponta que durante o mês de abril, enquanto o índice de isolamento social apresentou queda em todas as Regiões Administrativas do Estado, os casos registrados de coronavirus aumentaram de maneira mais acelerada no interior e litoral do Estado”, informou.

Segundo monitoramento eletrônico, a média do índice de isolamento social dos últimos 15 dias caiu de 52% para 47% na região de Marília em relação aos 15 dias anteriores (31/03 a 14/04 em comparação com 15/04 a 30/04). Na mesma quinzena em que houve a queda do monitoramento, o número de casos cresceu 235% (de 23 para 77).

Outro fator que contribuiu para o crescimento de casos é porque os resultados dos exames estão sendo repassados pelo Instituto Adolf Luther.

Em Marília, a Prefeitura já disponibilizou testes rápidos, o que aumentou significativamente a efetividade dos exames e diminuíram o tempo de espera dos casos suspeitos.

Interior e Litoral concentram 88% dos municípios com casos registrados / O coronavirus estava restrito à RMSP até meados de março. Em menos de 45 dias, a doença avançou pelo interior e litoral e chegou a todas as Regiões do Estado. Em 17 de março somente nove cidades da RMSP tinham casos e apenas a Capital registrava óbitos.
Hoje a doença está em todo território paulista com casos em 332 municípios (51,5% dos 645 do Estado) e mortes registradas em 150 cidades. Desse total, 332 municípios com casos, 293 estão no Interior/Litoral (88%), e das 150 cidades com óbitos, 114 são do Interior/Litoral (76%).
Apesar do número absoluto de infectados ainda se concentrar na RMSP, o contágio cresce proporcionalmente a um ritmo quatro vezes mais rápido no Interior e Litoral de SP do que na Região Metropolitana.

Compartilhar matéria no
Pesquisa aponta que o aumento dos casos do Covid-19 aconteceu por baixo isolamento