Em fase final de construção, os Ecopontos servirão como locais para entregas voluntárias de materiais recicláveis ou reutilizáveis, a serem gerenciados em parceria entre o poder público e as cooperativas de catadores conveniadas, e estão previstos para funcionarem ainda em 2020.

Porém, Marília já possui diversos pontos de recebimento de materiais passíveis de reciclagem ou reaproveitamento, visando cuidados ambientais em promoção à sustentabilidade e inclusão social no município.

O objetivo da reciclagem ou reutilização é reduzir a extração de matéria prima diretamente do meio ambiente, evitando danos às áreas suscetíveis de exploração comercial. Com isso, busca-se reaproveitar o material já existente, reutilizando os insumos para a produção de novos produtos que necessitam da mesma matéria prima para sua fabricação.

Diversas empresas e instituições já realizam a coleta de materiais recicláveis ou reutilizáveis na cidade, colaborando com a captação destes itens nocivos ao meio ambiente, quando descartados de forma incorreta, reaproveitando materiais na produção de novos insumos a serem reutilizados no setor industrial.

Em Marília, as 27 empresas de caçambeiros existentes, organizadas em cooperativa (AMELCA), cumprem essa responsabilidade, encaminhando os materiais para área adequada, onde realizam a triagem e segregação dos resíduos segundo suas espécies. Após separados, cada material tem sua destinação ambientalmente correta, e o cascalho gerado é reaproveitado em contenção de erosões e recuperação de estradas rurais.

Compartilhar matéria no
Prefeitura divulga onde descartar Resíduos da Construção Civil