No último final de semana, mais de 1500 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil apresentaram suas ideias para a construção de “Cidades inteligentes e a Sociedade do Futuro”, temática do festival nacional de robótica organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
O campeonato aconteceu no Pavilhão da Bienal, prédio localizado dentro do parque do Ibirapuera, na capital paulista. Em meio as 100 equipes participantes, a equipe `Thunderbirds´ do SESI de Garça fez história ficando entre os 21 melhores do Brasil e garantindo classificação para o Campeonato Mundial.

SOLUÇÃO / A equipe garcense criou um sistema que monitora possíveis rachaduras e fissuras e pode ajudar na prevenção de acidentes causados por danos em edifícios e nos cuidados com doenças respiratórias provenientes da umidade armazenada dentro das fissuras e espalhadas pelo ambiente.
A equipe Thunderbirds, criadora da solução, é formada por estudantes entre 13 e 16 anos, das séries do 8° do ensino Fundamental ao 2°ano do Médio. Eles já foram premiados pela Pesquisa realizada na edição regional de um torneio da modalidade.
Sob o comando do professor Paulo Raucci, a equipe é formada por João Marcos Ramos Ribeiro, Thayná Borges de Oliveira (mentora), Luiz Felipe Lourenço, Júlia Siman Lopes, Heloísa Ribeiro da Silva, Luiz Felipe Campos Alves, Luccas Tavares e Victor Hugo Lima.
No Campeonato Brasileiro realizado no Pavilhão da Bienal, eles conquistaram o direito de participar do Campeonato Mundial que será realizado no Rio de Janeiro, no mês de junho.

PREPARAÇÃO EXAUSTIVA / Alunos da unidade garcense do SESI e concentrados ao extremo, a ponto de se dedicarem à exaustão nos últimos seis meses, inclusive aos finais de semana à robótica, treinando até 14 horas diárias, viram todo o seu esforço se transformar em alegria.

MAIS TIMES / Além de Garça, a rede escolar SESI-SP foi representada por outros 13 times, sendo que 12 deles participam do torneio First Lego League (FLL), competição de exploração científica voltada para alunos de 9 a 16 anos.
Nesta categoria, as equipes da instituição ocuparam todos os lugares do pódio na edição passada do nacional, além de outros seis grupos de alunos que garantiram prêmios e classificações para torneios internacionais.

CRIAÇÃO DE EMPRESA / O SESI-SP também foi representado por duas equipes no torneio F1 in Schools, um programa educacional oficialmente vinculado à F1. Nesta categoria, estudantes entre 14 a 18 anos foram desafiados na criação de uma empresa que funciona como uma escuderia.
Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro da categoria.

EXTERIOR / Os maiores destaques do Festival SESI de Robótica terão a oportunidade de participar de campeonatos internacionais em países como Austrália, Estados Unidos e Grécia, ainda em 2020. (Com informações Blog do Marcão e SESI)

Compartilhar matéria no
Alunos do Sesi de Garça garantem vaga em Mundial de robótica
Garcenses fazem história após classificação para Campeonato Mundial: 14 equipes da rede SESI-SP participaram