Começa nesta quinta-feira (5) o prazo legal para que políticos em mandato possam trocar de legenda sem nenhum risco de punição de partidos e da própria Justiça Eleitoral.
A ‘janela partidária’, como é conhecida, termina apenas no dia 3 de abril. O prazo obedece o calendário eleitoral. O primeiro turno está agendado para 4 de outubro em todo o país.
Em Marília, pelo menos dois vereadores já manifestaram publicamente a saída de seus partidos.João do Bar vai trocar o Partido Humanista Brasileiro (PHS) – incorporado ao Podemos em 2019 – pelo Partido Progressista (PP).
O líder do prefeito Daniel Alonso (PSDB) na Câmara, o vereador José Carlos Albuquerque, deixará o Republicanos e se somará aos tucanos no Legislativo, ao lado de Delegado Wilson Damasceno e José Luiz Queiroz.

BANCADAS / Neste caso, o Partido da Social Democracia Cristã (PSDB) se isolaria como a maior bancada da Câmara – posição que já ocupa ao lado do Partido Liberal (PL), ambos com duas cadeiras, cada um. O PP passaria a dividir a segunda posição, com a chegada de João do Bar – o outro da legenda é Maurício Roberto.
Por outro lado, a janela partidária terá como efeito imediato a redução no número de legendas, ainda nesta legislatura – o que, para alguns, é interpretado como uma prévia de como será a futura composição da casa.
Atualmente, a Câmara de Marília é representada por 11 partidos. A considerar as decisões de Albuquerque e João do Bar, ficarão nove. Este número, no entanto, pode ser reduzido ainda mais nas próximas semanas.

LÓGICA ELEITORAL / O motivo da redução, aliás, será o mesmo aos que já anunciaram suas debandadas: a projeção de maior chance de elegibilidade em outro partido.
Esta lógica eleitoral, aliás, deve imperar entre os demais vereadores que buscam a reeleição em outubro.Quem não mudar de partido vai contar com a capacidade da própria legenda para conseguir atingir e até ultrapassar o quoeficiente mínimo para conquista de uma ou mais cadeiras para a legislatura 2021-2024.
O fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais deste ano mudou a regra do jogo para todos.

Compartilhar matéria no