Marília tem 1.073 casos confirmados de dengue e trabalha para conter a situação de epidemia na cidade. Ainda restam confirmar 383 exames de pacientes com suspeita de dengue e já tem uma morte.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde. Conforme a prefeitura de Marília, por meio do Setor de Zoonoses, o município segue intensificando o trabalho de combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
Lupércio Garrido, médico veterinário da Divisão de Zoonoses voltou a afirmar que os números estão muito altos, mesmo com todas as Campanhas realizadas pela prefeitura em relação aos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos da dengue.
O médico veterinário afirmou há vinte dias que a população precisa entender que a mesma a obrigação que a gente tem na defesa do Covid-19, que é lavar as mãos, evitar contato físico, usar máscara, a população precisa incorporar no seu dia a dia uma ação que é muito mais fácil, que é a de pelo menos duas vezes por semana fazer uma vistoria no quintal.
“A gente entra nas casas e encontra até hoje, latas, potes e frascos com água, vasilha de todo tipo com água, criando o mosquito. A população não pode deixar água à disposição do Aedes Aegypti”.
Medidas de contenção
As ações de controle continuam acontecendo na cidade com a realização de intensificação de visitas com tratamento químico focal em todos os bairros.
Segundo o Supervisor da Zoonoses Rafael Colombo Filho, também estão acontecendo ações de bloqueios e aplicação de inseticidas (nebulização) em regiões com casos confirmados da doença.
Nebulização prejudicada
Em reportagem no dia 21 de março, o Jornal D Marília apontou que a nebulização contra a dengue estava prejudicada. Na ocasião, a cidade tinha 426 casos confirmados da doença.
Conforme foi apurado, o inseticida Cielo, desenvolvido pela empresa norte-americana Clarke, estava em falta em Marília. Durante três dias a pulverização foi suspensa por falta do inseticida. Para que o serviço fosse mantido, uma cidade da região doou 10 litros para a manutenção da nebulização na região Norte.