A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19) na cidade. De acordo com as informações, o paciente é um homem de 34 anos que veio de São Paulo após manter contato com um caso positivo da doença.

Ele apresentou sintomas após retornar para Tupã e no dia 2 deste mês e passou por consulta médica particular e no dia seguinte realizou exame domiciliar. O material coletado foi encaminhado pela Unimed ao Laboratório Pardini, credenciado pelo Ministério da Saúde, que confirmou resultado positivo para coronavírus.

O paciente passa bem e permanece em isolamento domiciliar. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, familiares e outras pessoas que tiveram contato com o paciente também estão em isolamento, sendo monitorados pela vigilância Epidemiológica.

Tupã conta até o momento com 18 casos notificados e desse total, um caso foi confirmado, sete tiveram resultado negativo e 10 casos suspeitos estão aguardando resultado.

A confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade reforça a necessidade da população seguir as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, que desde o surgimento do primeiro caso suspeito da doença tem pedido e orientado a população a adotar hábitos de higienização para ajudar a prevenir o coronavírus.

“Todos devem lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas e permanecer em casa até melhorar. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos, além de evitar aglomerações e manter todos os ambientes bem ventilados”, orienta a Prefeitura de Tupã.

Por conta do feriado desta Sexta-Feira Santa (10), a Secretaria de Saúde orienta também que as famílias não realizem confraternizações e evitem receber visitas de familiares e amigos de outras cidades, principalmente de localidades onde há transmissão do Covid-19.

Compartilhar no
Tupã tem primeiro caso confirmado de coronavírus