(Imagem: Reprodução/ 20th Century Fox)

A Unitree Robotics divulgou que já daria para fabricar seu robô humanoide G1 em escala industrial; robô anda, corre e até dança

O modelo G1 do robô humanoide da chinesa Unitree Robotics está pronto para fabricação em escala industrial. Pelo menos, é o que afirma um vídeo publicado pela empresa no YouTube nesta segunda-feira (19).

Pelo que o vídeo mostra, o robô consegue andar, pular, correr, dançar e subir e descer escadas. Além disso, o humanoide G1 consegue até manter o equilíbrio se empurrado ou se esbarrar em algo/alguém.

Robô humanoide chinês já poderia ser fabricado em escala industrial, diz empresa

O robô humanoide desta linha da Unitree foi revelado em maio de 2024. Mas seu visual – com espaço vazio onde seria o “rosto” e cotos onde seriam mãos – ainda remetia a projetos experimentais.

Agora, ele parece mais um produto acabado e pronto para ser fabricado em massa. Pelo menos, é a impressão que o “rosto” semelhante a um visor e mãos com dedos passam.

Robô humanoide da chinesa Unitree Robotics consegue pular (Imagem: Unitree Robotics/YouTube)

A Unitree divulgou que, ao longo dos meses desde a revelação do robô, engenheiros aprimoraram o G1 para atender aos requisitos para produção em massa. Entram aqui os ajustes na aparência e melhorias no desempenho do robô.

Em comparação ao demonstrado em maio, o ambiente de aprendizado de reforço simulado trouxe novos truques para o arsenal do robô humanoide.

O robô G1 da Unitree tem 1,32 m de altura e pode se dobrar até 690 x 450 x 300 mm caso um operador deseje pegá-lo e guardá-lo num armário. Mas seria um esforço e tanto, considerando que o robô pesa 35 quilos.

Robô humanoide da chinesa Unitree Robotics também consegue manter o equilíbrio (Imagem: Unitree Robotics/YouTube)

Seu “rosto” com anéis de LED tem tecnologia 3D LiDAR e uma câmera de profundidade RealSense. Também traz um conjunto de microfones com cancelamento de ruído para comandos de voz e um alto-falante estéreo de 5 W para respostas.

O robô também conta com bateria de 9.000 mAh cuja carga dura cerca de duas horas. As juntas oferecem 23 graus de liberdade no total. E o humanoide pode andar a pouco mais de 7 km/h. Seu preço começa em US$ 16 mil (R$ 87 mil, em conversão direta). Teria coragem?

Por Pedro Spadoni / Fonte: Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Eu, Robô? Empresa chinesa diz que seu robô humanoide está pronto
(Imagem: Reprodução/ 20th Century Fox)