6 porções
45min
O crumble é uma sobremesa simples, deliciosa e versátil. O preparo pode ser feito com uma variedade de frutas e o seu destaque é a cobertura de farofa doce e crocante. O melhor é que você nem precisa esperar depois de pronta, pode comer quentinha!
Ingredientes
- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral (150 gramas)
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo (85 gramas)
- 100 gramas de manteiga gelada
- 1/2 xícara de chá de aveia em flocos (100 gramas)
- 1/6 de colher de café de sal
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha (ou canela em pó)
- 500 gramas de morango (ou frutas de sua preferência)
- 1 colher de sopa de amido
- Suco de 1/2 limão siciliano ou taiti
Modo de preparo
15min – tempo de preparo
30min – tempo de fogo/forno
O crumble é uma daquelas sobremesas que podem ser servidas assim que saem do forno. Junte os ingredientes na bancada para iniciar o preparo;
Em uma tigela média, coloque a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a aveia e o sal. Misture bem;
Corte a manteiga em cubos pequenos e acrescente à tigela com os ingredientes secos;
Vá incorporando os pedaços de manteiga na mistura com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa;
Pegue um refratário que possa ir ao forno e coloque os morangos com a baunilha, o limão e o amido, e misture;
Se desejar, você também pode fazer sem frutas. Espalhe a farofa por cima das frutas, ou apenas na forma, sem compactar. Leve para assar em forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos ou até dourar e ficar crocante;
Retire do forno e sirva ainda quente. Fica uma delícia acompanhado de sorvete ou creme inglês.
anote aí…
O crumble pode ser feito com frutas frescas ou congeladas, como uvas, pêssegos, bananas, maçãs, morangos ou framboesas. Aqui, utilizamos a baunilha para saborizar o crumble com morango. Se preferir usar banana, a canela é uma ótima combinação. O amido também não precisa ser usado com a banana, sendo indicado apenas para frutas que soltam mais água (como morangos, uvas e maçãs).
Essa é uma receita bem docinha. Lembre-se que a pitada de sal é para realçar o sabor doce, e não para salgar, então cuidado com a quantidade. O limão deixará o creme da fruta que se forma como uma geleia, ideal para combinar com a massa mais sequinha.
Não use margarina para substituir a manteiga, pois ela irá alterar o sabor e a textura da massa. Você pode trocar a aveia em flocos por farinha de aveia na mesma proporção, assim como a farinha de trigo integral, que pode ser trocada pela normal. Além disso, se preferir, use açúcar demerara no lugar do mascavo.
Gostou dessa receita fácil e saborosa? Aprenda a fazer outras sobremesas quentes para degustar sempre que tiver vontade e na hora, sem precisar levar à geladeira.
Por Raphaela Reis / Receiteria
Prazer, sou a Raphaela Reis! Fiz graduação em Gastronomia, trabalhei com cozinha industrial e gerenciei restaurantes. Gosto de compartilhar receitas acessíveis, fáceis de serem reproduzidas em casa. Valorizo o empratamento e a beleza dos ingredientes para fazer pratos tão bonitos quanto saborosos.