Hoje (26) é a última oportunidade para os proprietários de veículos com placa final 0 efetuarem o pagamento à vista, sem desconto, do IPVA 2020 sem a incidência de juros e multa. Por conta do feriado de Carnaval, o sistema atualizou o vencimento original, 24/2, para o próximo dia útil, 26/2. Quem optou por recolher o imposto em três vezes, também deve ficar atento e recolher a segunda cota até esta quarta-feira. O calendário de vencimentos se encerra na quarta e retorna em 11 de março apenas para os motoristas que irão pagar a terceira parcela do imposto.

Para efetuar o pagamento, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2020.
Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

PARCELAMENTO NO CARTÂO DE CRÉDITO / É possível quitar o IPVA 2020 com cartão de crédito nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte. Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.

ATRASO DE PAGAMENTO / O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito em Dívida Ativa e, como consequência, a multa passará a 40% do valor do imposto.

Compartilhar matéria no
IPVA de veículos com placa  final 0 podem ser pagos até hoje