Nesta quarta-feira, 22 de setembro, início da Primavera, alunos da EMEI Aquarela visitaram as obras do parque sustentável “Projeto Plantas e Peixes”, na zona norte do município, onde vem sendo desenvolvido o maior Centro de Educação Ambiental Sustentável do Estado de São Paulo.
Na ocasião, as crianças foram recepcionadas pelo coordenador do projeto e protetor de nascentes, o “Coelho da Aquaponia”, onde receberam orientações ambientais e puderam realizar o plantio de mudas nativas e frutíferas na área. Segundo o coordenador, o projeto já vem desempenhando as funções às quais foi criado, recebendo alunos para promoção da educação ambiental de forma prática:
“Estamos construindo este imenso Centro de Educação Ambiental Sustentável em Marília para educar nossas crianças sobre temas variados que ajudarão na conscientização ambiental desta e das futuras gerações. Aqui protegemos nascentes, cuidamos de abelhas sem ferrão, produzimos hortas com utilização de compostagem, estamos construindo um centro de equoterapia para crianças com síndrome de Down e autismo, teremos trilhas ecológicas, Aquaponia, pomar, casa de vidro construída com garrafas, e muitas aves e animais silvestres soltos pela mata, vivendo em harmonia neste ecossistema. Hoje, demos o primeiro passo para demonstrar a importância deste projeto, onde recebemos algumas crianças da EMEI Aquarela, e estas puderam ter o contato direto com o meio ambiente, e, durante a visita, puderam interagir com a natureza, inclusive plantando árvores, deixando suas colaborações para o desenvolvimento do projeto. Esta é uma das marcas que deixamos no coração dos visitantes: Todos que passam por aqui, plantam uma árvore, colaborando com a formação do bosque. O grande diferencial deste parque sustentável é que ele depende diretamente da participação popular, através de plantios, colaborações operacionais e técnicas, sugestões, doações e demais formas que possam envolver todos aqueles que visitam o local. Aqui, cuidamos do meio ambiente e promovemos à educação ambiental aos alunos e visitantes de forma prática e acessível.” – conclui o coordenador.
O Projeto Plantas e Peixes está sendo desenvolvido no bairro Montana 2, zona norte do município, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e DAEM.

Alunos da EMEI Aquarela visitam o “Projeto Plantas e Peixes”
A visita realizada permitiu a interação das crianças com o meio ambiente, onde plantaram árvores e levaram mudas para plantar na escola onde estudam